quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O Escolar no Centro!

O Centro Escolar está prestes a arrancar tal como já tinha sido confirmado na última Assembleia Municipal.
É uma obra de grande envergadura que irá dotar as crianças do concelho de melhores condições para o ensino. Vai ser, com certeza, a grande obra deste elenco camarário.
Na minha opinião, e já aqui o afirmei, não são novas instalações que são a real necessidade da educação no nosso país e no nosso concelho. Investir no betão não traz, neste momento, a rutura necessária para fazer do ensino a alavanca para o desenvolvimento do pais. Queremos o Centro Escolar? Então e que tal colocar o Escolar no Centro?
Vejamos um pouco de história. Quando em 1947 Jawaharlal Nehru se tornou no primeiro- ministro da Índia teve como uma das suas principais preocupações a educação. Hoje a Índia beneficia amplamente desta medida sendo uma potência no desenvolvimento de software bem como em outras áreas. Será que as escolas da Índia teriam melhores condições que as nossas atuais? Parece-me que não. A Índia mudou de métodos e estabeleceu objetivos.
Da mesma forma devemos alterar métodos, estabelecer objetivos, motivar e reter os melhores professores retirando-lhe trabalho burocrático e colocando a ênfase no ensinar…no escolar, no profissional!
Infelizmente na nossa sociedade valorizamos mais o elemento tangível, a obra que fica, a obra que se pode mostrar e se vê. No entanto temos dificuldade em estruturar os elementos intangíveis mesmo que sejam eles a peça mais importante da engrenagem!

5 comentários:

Anónimo disse...

Jack,

Podendo ou não concordar o que é verdade é que os assuntos são inteligentemente fundamentados.

No meu dia a dia até me custa acreditar que há pessoas como voce em Campo maior. Jack deixe que lhe diga que está um passo à frente.

Anónimo disse...

A construção de um Centro Escolar em Campo Maior, além de um enorme disparate, não tem estudada fundamentação, e vai custar mais uns milhões aos contribuintes, numa altura em que escassseiam recursos e existem alternativas. Basta de fachadas, elefantes brancos e... outros epítepos! Muito bem Jack, tratem da Educação, deixem o betão. Preveligiem as pessoas, não desbaratem o nosso dinheiro!

carlos disse...

Jack, parabéns! desta gostei!
Dêm a melhor caneta a um analfabeto e ele continuará analfabeto.

Mas (e há sempre um mas...)criar o que se vai criar só para apresentar obra feita não acredito que seja a única motivaçao.

Anónimo disse...

Esta não é uma das obras iniciadas pelo João Burrica?
O que pensava antes penso agora, Campo Maior na necessita desse Centro Escolar se não vejamos: As nossas escolas primárias não reunem condições para as aulas, a Escola Preparatória não serve e a Escola Seciundária com as obras de beneficiação não é suficiente, então para quê continuar a gastar o que não temos.
Olhe antes para as verdadeiras necessidades da população, como habitação, emprego, saúde etc.

Anónimo disse...

Lembro que em Portugal já tivemos um eng. que tinha a "paixão pela educação" Os resultados estão à vista.

Concordo que os políticos no poder preferem a obra à vista! Pois a visão deles não passa do imediato. Ou então é mesmo cinismo!

Em Campo Maior, da-se muito peixe, canas e mestres com pedagogia para tal arte é que vejo pouco. Abraço