sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O Gato Cinzento

Quando recentemente algumas agências baixaram o rating de alguns países, tais como França e Áustria ficou claro que a crise é europeia e não apenas dos países da periferia.
Ora isso é bom já que abriu as portas a uma solução europeia tal como esta semana se desenhou. Mas a solução passa também por, e cada vez são mais as vozes que o dizem, aliviar a austeridade de forma a que o país possa respirar.
Infelizmente parece que a luz no fundo do túnel ainda está longe e Portugal entra num ciclo de privatizações que coloca quase tudo nas mãos dos nossos “amigos” chineses. Depois da EDP, vai a Ren e irá o BCP. A China, este regime comunista(?), surge como o grande bloco emergente desta crise e aproveita esta guerra contra o Euro por parte do Dólar-Libra para comprar, subavaliadas, empresas de todos os setores.
O mais estranho é isso mesmo, sendo um país comunista executa o capitalismo de uma forma exímia. Mas que importa isso? Tal como uma vez disse o presidente chinês Deng Xiaoping – “não importa se o gato é branco ou preto o que importa é que apanhe ratos”.
Já agora e como é fim-de-semana aproveitem uma sugestão de leitura – “Da China “ de Henry Kissinger…ou então, se quiserem esquecer todos estes meandros, e apenas porque falámos de gatos, vejam ou revejam “Gato Preto, Gato Branco” de Emir Kusturica!

Sem comentários: