quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Vamos tratar da Saúde?

Quando vi o ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo a anunciar o aumento das taxas moderadoras para as consultas e urgências fiquei estarrecido. Os aumentos são violentíssimos num setor, que mesmo sabendo-se deficitário, deveria repercutir no utente o menor aumento possível. É certo que o número de pessoas isentas aumenta mas a classe média vai ser bastante castigada em serviços prestados pelo Estado.
Mas as medidas não ficam por aqui, haverá maiores listas de espera para exames apesar de haver menos exames financiados pelo Estado isto tudo porque o Estado corta também no nível de serviço prestado. Para aumentar ainda mais o custo suportado pela classe média eis que, e já era sabido, a despesa de saúde só vai ter 10% de dedução nos impostos.
Em resumo vai pagar-se mais por menos serviço de saúde. Numa época em que os senhores do outro lado do Atlântico perceberam que a gestão de saúde privada deixa milhares sem acesso a cuidados mínimos, nós percorremos o caminho inverso. Vão tratar-nos da Saúde!
Off-Topic – num dos meus passeios noturnos passei junto da Igreja Matriz e reparei que não há qualquer iluminação na Capela dos Ossos o que impede apreciar um ponto de referência do nosso património. Uma iluminação interior teria um efeito muito bom na Capela. Fica aqui a referência para que Igreja e Município corrijam a situação.

1 comentário:

Anónimo disse...

Realmente neste blogue trata-se de todos os temas com grande nível. No mesmo dia fala-se de política, economia, pintura ou literatura.

Esta da Capela dos Ossos mostra também atenção aos detalhes e gosto pela terra.

Sou sua leitora assídua. Continue o bom trabalho e gostava de um dia o conhecer pessoalmente.