sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Escola - Fim do 1º Período

Quando estas linhas, que vos escrevo, virem a luz estará concluído o Primeiro Período em todas as escolas do concelho. E se falei dos dias conturbados que pode viver o setor da Saúde, hoje falo dos dias conturbados que vive a Educação. O Ministério da Educação prepara-se para rever o estatuto da carreira docente e com as alterações curriculares o número de docentes contratados será bastante reduzido. No que concerne ao projeto do decreto-lei de revisão do Estatuto da Carreira Docente, o qual se deveria limitar à avaliação de desempenho, surgem agora propostas de alteração ao regime de “relação jurídica de emprego público do pessoal docente”. Isto implica uma alteração profunda ao nível do regime de vinculação do pessoal docente, tendo como principal consequência o aumento do desemprego da classe docente e uma maior precariedade do trabalho.
A nível local nada de novo no reino da Dinamarca. A professora que no ano passado abusava das faltas continua a faltar, apesar do protesto dos pais, desta vez na Escola da Fonte Nova e sem que o actual Diretor do Agrupamento faça algo. Já a Diretora cessante resolveu fechar o seu mandato com chave de ouro ou melhor dizendo com salva da prata já que foi este o prémio atribuído às suas mais próximas colaboradoras também concretizado em Diário da República com louvor. Isto deu-me uma ideia: se no ano que vem a Escola Secundária de Campo Maior se colocar entre as 100 melhores no ranking nacional de resultados de exames presenteará o DeCampoMaior todos os professores com uma salva…de palmas!

2 comentários:

Simplesmente M. disse...

Mal seria dos professores se estivessem à espera do reconhecimento alheio!
Você está a torner-se o Miguel Sousa Tavares de Campo Maior, só lhe falta falar de futebol!
Não alimente confusão onde não há necessidade!
Se começar a falar-nos dos problemas da sua própria profissão, não esta que é um entretém, seria igualmente divertido!
Conte-nos mas é o seu problema pessoal com a dita professora, aponte o seu nome, não se esconda! É que ficamos todos com a sensação que, por causa dessa professora, culpa os restantes colegas dessa senhora!
Boas Festas!

Jack The Ripper disse...

Caro Simplesmente M.

Mas deveriam os professores esperar o reconhecimento alheio porque também o merecem e porque trabalham cada vez mais em piores condições.

Quanto ao meu problema digo-lhe que não é pessoal apenas indico algo que não funcionou bem e aponto uma exceção. Não fiz disso uma regra tal como propõe.
Também a informo que o que foi escrito já deu os seus frutos.

Convido-a a comentar mais vezes e a regressar ao DeCampoMaior.

Um Feliz e Santo Natal para si!