sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Não sou Grego sou cidadão do mundo!

Quando o primeiro-ministro grego resolveu referendar a austeridade quando se está no meio dela mostrou uma de duas coisas. Ou Papandreu tem a inteligência muito à frente do resto do mundo ou então tem insensatez muito à frente de todos os mortais.
Com esta medida colocou a Europa em cheque e nós, portugueses, particularmente em suspenso. Sempre achei que economia e política não se deviam misturar, infelizmente tanto políticos como economistas andam, muitas vezes, de mãos dadas não tomando as decisões mais racionais. Prova disso é que politicamente o Sr Papandreu agiu com lógica, procurou legitimar-se num referendo ao mesmo tempo fazendo uma chantagem terrível sobre o resto da Europa.
No entanto, parece que outros políticos gregos, tomando também as decisões politicamente mais correctas, não irão deixar que o referendo se realize. A ver vamos, até lá o mundo olha para a Grécia, e tal como dizia Sócrates (o filósofo) não sou Grego sou um cidadão do Mundo. Pois agora é a vez do Mundo dizer que todos somos Gregos.
Off-topic . Numa medida de recuo, há notícias que o governo vai deixar que o limite de endividamento das autarquias se mantenha nos 125%. São boas notícias para todas as câmaras o que não quer dizer que haja descontrolo nas contas. Talvez nestes dois anos, que faltam até as próximas eleições, se possa fazer mais qualquer coisa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Valha-nos a desgraça desgraçada…

... depois multiplica-se o valor das palavras – viramos-lhe as costas - e chega-nos esta tristeza de opinião, em forma de escrita.

Hoje é a chuva, como ontem foi o calor. Hoje é isto como ontem foi aquilo. Espreme-se e sai nada !

Veleidades de quem se embriaga acreditando nesta imprensa “livremente-conceituada” .

É ler, carimbar, assinar, e está feito o julgamento de culturas, pessoas, países, continentes .

Arrogantemente os europeus mentalizam-se – há séculos – na ideia ,que são superiores, na cultura, na politica, na democracia, enquanto as vão triturando… e daí o chamamento constante ás “verdades” na monstruosa “razão” que conceberam – só para falar no século passado - para o início da … 1ª e 2ªs guerra mundiais, e nos “democráticos” apetites sanguinários dos direitos humanos, que vão espalhando diariamente aqui e acolá, para a eventual preparação da(s) seguinte (s).

Pensam, e são assim os liquidatários da Europa… que impõem “esta democracia” sem qualquer condição – ou consulta ao povo - prévia !

É um fenómeno que se repete incessantemente, sem pudor, por “sem-vergonhas-criminosos”, ou ignorantes de fachada intelectualmente amestrada, incapazes de pensamento próprio.

Porquê dirigir o olhar para lá do castelo quando não conseguimos compreender - e ver - a literal miséria incaracterística que grassa deste lado da praça da república ?

Porque decorrem séculos e séculos …e continuamos a olhar, desejar, invejar, adorar tudo o que luz no lombo dos que nos escravizam ?

Sr: Decampomaior: Por favor,faça um esforço para reflectir , e não continue a misturar a ferrugem com o pó do café…

Bom fim de semana para si também …

Jack The Ripper disse...

Caro Anónimo,

As críticas construtivas serão sempre aceites neste blogue, no entanto pedia-lhe para ser mais claro, é que a minha inteligência é limitada e não alcança as suas metáforas.