quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ficar mais Pobre

O autor da frase é nosso primeiro-ministro que acredita que desta forma conseguiremos sair da situação em que nos encontramos.
A ideia é simples com os cortes e os aumentos de impostos associado a medidas que flexibilizam o mercado de trabalho e aumentam o número de horas trabalhadas tornamo-nos mais competitivos já que esta desvalorização da economia simula uma desvalorização da moeda.
Passos acredita na receita de Gaspar e dos tecnocratas da troika: para aumentar exportações e reduzir importações devemos ter custos de trabalho mais baixos e menor capacidade de consumo.
Mas é preciso cuidado porque a receita chinesa não pode ser aplicada a Portugal por vários motivos. O primeiro é porque partindo de onde estamos nunca chegaremos tão baixo. O segundo factor é que em Portugal vive-se numa democracia e na China acumula-se capital, é certo, mas baseado numa repressão de Estado.
Por último mas mais importante, um pequeno país europeu, próximo de um dos maiores mercados do mundo, ou acrescenta valor ao que produz ou está condenado.
Este sim é o caminho a seguir: inovação nas nossas empresas de que grande exemplo é a industria do calçado, que parece ter uma segunda vida devido ao designs inovadores dos seus produtos.

Sem comentários: