sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Professores Robocop

Muito sem tem falado da indisciplina na Escola Secundária. Fala-se de violência, consumo de substâncias proibidas, ofensas verbais a professores e funcionários. Esta foi até uma das principais críticas à diretora de Agrupamento cessante.
Talvez por isso, e para não cair nos mesmos erros, o diretor actual organizou uma “milícia” de professores, especialmente dedicados a este tema e com o claro objetivo de disciplinar alunos, de forma a que os corredores sejam locais de paz e não de guerra.
Para isso não se vão socorrer estes professores de métodos como o dos Esquadrões da Morte nem será necessário organizar nenhuma Operação Condor. Os professores têm actuado e o número de processos disciplinares tem disparado.
O DeCampoMaior considera este tipo de medidas muito importantes já que só num ambiente disciplinado se poderá obter melhores resultados que aqueles referidos em post anterior e espera o maior dos sucessos a este programa.

1 comentário:

Anónimo disse...

O silêncio das pessoas neste assunto significará que estão de acordo com a necessidade de haver respeito, boa educação e mais empenho no espaço escolar??
Estou convicto que é consenso geral. Já é um bom caminho.
Para além deste aspecto há outros que seria importante que alguém tivesse a coragem de saber gerir. Tenho ouvido conversas sobre o funcionamento e falta de boa gestão de uma escola do 1º ciclo. O pouco cuidado com questões de saúde pública de pequenos e grandes, falta de materiais de uso diário (porque não se pedem??). É vergonhoso quando existe gente sem turma para resolver esses assuntos. Há, segundo consta, semanas em que os próprios professores (e são muitos nessa escola) vão à casa de banho e nem o simples papel higiénico têm para usar. Usam os seus lenços ( se os levarem!!).
Onde andam os pais que apenas fazem lamúrias ou se queixam quando o menino leva um pontapé a jogar futebol?
Onde andam os pais que não se preocupam com a segurança dos seus filhos, quando qualquer um entra na escola e se dirige a uma sala sem que não seja visto por nenhum auxiliar???
Onde andam os pais que não se preocupam que os seus filhos tenham boas condições de aprendizagem, que possam usufruir do mínimo, que não falta nas outras escolas do agrupamento??
A educação e o respeito são importantes, mas o espaço que se utiliza para esse efeito também deve ser agradável. Há salas com material idoso, mas se este for limpo com os utensílios adequados poderá ter um ar mais respirável.