quarta-feira, 18 de maio de 2011

A Taxa

Um dos conselhos que a Troika deixa a Portugal é a redução da Taxa Social Única que os patrões pagam à Segurança Social por cada um dos empregados. Bruxelas chegou a dizer que esta proposta era ousada.

É evidente que é ousada, ainda mais que a reposição do valor seria feita pelo aumento de impostos ao consumo tal como o IVA e os combustíveis, no entanto o que está em causa é a competitividade das empresas e aqui devemos dar a mão à palmatória. Portugal necessita de empresas competitivas que aumentem as nossas exportações e que sejam o motor do crescimento, que permita pagar o empréstimo de que vamos usufruir. O PSD adopta esta proposta como uma medida no seu programa eleitoral e não posso deixar de concordar em teoria mas, gostava também, de mostrar o reverso da medalha. Já aqui falámos da flexisegurança em que os patrões olharam para a flexibilidade e esqueceram-se da segurança. Infelizmente em Portugal os patrões, com excepção de alguns poucos, têm pouco sentido de gestão o que me leva a questionar a eficácia total desta medida. E se houvesse uma redução selectiva para as empresas exportadoras?

1 comentário:

Zé Povinho disse...

E não só.... Por exemplo , baixar a taxa de IRC para as empresas(pode penalizar o Estado em termos de receitas diretas, mas aumenta a competividade e dinamiza a economia ).Por exemplo ,isentar ou reduzir drasticamente os impostos às empresas que se queiram instalar no interior do país(idem idem, aspas aspas).
Como penso qua a economia não se dinamiza apelando à poupança.Se se poupa , não se consome.Se não se consome, as nossas empresas não faturam....Se se poupa,. quem ganha, mais uma vez, são os bancos, que quanto a mim são os
principais respnsáveis pelo que se passo em termos financeiros a nivel mundial..E Portugal como élógico não é excepção.E a idade da reforma, em vez de subir deve baixar, e aqui penso que o binómio custo com reformas- mais empregos para osn jovens, se anula entre si.É a minha modesta opinião, leigo que sou nestas coisas de economis, mas o que vejo é que os técnicos economistas estrangeiros partilham de muitas destas minhas opiniões....