quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Fantasma da Ópera!

Quem conhece a história do romance de Gaston Leroux, decerto recordará que o Fantasma da Ópera era uma personagem que assombrava o Teatro Ópera de Paris causando inúmeros acidentes a todas as actuações que por ali se exibiam.
Não pude de deixar de fazer uma analogia quando pensei que, ao longo dos últimos dois anos, tenho ouvido dizer que as condições financeiras do município são más e que esse enorme fantasma tem assombrado a actividade do município.
Tendo em meu poder o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, recentemente publicado pela Ordem dos Técnicos de Contas parti à procura de valores que confirmem esta versão ou se preferirem que dêem vida ao Fantasma.
Não serei exaustivo na análise mas como conclusão posso desde já adiantar que a posição relativa aos outros municípios é, em alguns indicadores bastante favorável, no entanto de uma forma geral os rácios deterioram-se, neste ano de 2009, que é o ano de análise da publicação.
Assim destaco o aumento do Passivo Exigível de 1.416.135 para 1.731.678 o que mesmo assim coloca Campo Maior como o 9º município onde o endividamento é menor. Quanto ao endividamento líquido há um aumento de -409.348 em 2008 para 816.354 em 2009 o que corresponde a um aumento de 299% e a um valor de 12,4% em relação às receitas.

Onde o municipio se destaca pela negativa é no rácio que compara as despesas de pessoal com as despesas totais, 45,2% coloca-nos no sétimo lugar onde o indicador é pior.

E como hoje a introdução falava de Ópera e como a Ópera não acaba até que a Senhora Gorda canta fica um ultimo indicador. Se os Campomaiorenses tivessem que pagar a dívida do município teriam, em 2009 de pagar cada um 208,8 euros!

Vamos ver se as coisas melhoram e o Fantasma deixa de nos assombrar!

Sem comentários: