segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Troika diz que....!

A semana passada foi extremamente frutuosa em acontecimentos, tanto locais como nacionais, todos eles a merecerem destaque aqui no DeCampoMaior. Tanto foi assim que hoje duvidei sobre o que escrever, mesmo sabendo que abordarei todos os temas em futuro próximo. É que na semana passada houve intervenção da Troika para definir os termos do acordo de ajuda externa, em Campo Maior houve uma Assembleia Municipal onde se discutiram as contas do Município, foi editado o Anuário Financeiro dos Municipios Portugueses pela Ordem dos Técnicos de Contas e como se não bastasse houve uma Manifestação de Desagrado Contra a Etnia Cigana claro que abordando a questão do Mártir Santo. Mesmo, sabendo que a situação do Mártir Santo, é por assim dizer o nosso Vietname, acabei por me decidir tratar aqui hoje um ponto particular sobre os termos do acordo com a Troika, mas que me parece de máximo interesse para Campo Maior e para os Campomaiorenses.



Segundo o memorando, de acordo entre Portugal e os Organismos que vão emprestar fundos, Portugal deve proceder a uma reorganização administrativa tal que reduza em 2% os trabalhadores da Administração Local e Regional. A redução seria feita pela via da limitação de admissões e da aposentação de trabalhadores. Depois disto leio no Anuário dos Municípios Portugueses que Campo Maior em 2009 passou de ser o 13º para ser o 7º concelho onde o peso das despesas com o pessoal tem maior peso nas despesas totais. Devo recordar que 2009 foi ano de eleições autárquicas e os favores em troca de votos foram bastantes.

Com estes dois factos parece-me que o Município de Campo Maior vai ter mais um problema para resolver de forma a cumprir esses 2% de redução.

Para além da simples aritmética, as soluções passarão pela redefinição de algumas funções, de forma a alargar a oferta de serviços do próprio munícipio. Isto claro está, se quisermos justificar a presença de pessoas aumentado a produtividade da Administração Local. Seria a solução menos dolorosa e o caminho que, de uma forma geral, todos deveremos trilhar, sejam eles públicos ou privados!

Sem comentários: