segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Teoria do Caos

Quando Edward Lorenz formulou a sua Teoria do Caos tornou-se célebre uma frase que sintetizava a sua teoria: um bater de asas de um borboleta no Texas provoca uma tempestade no Brasil. Esta teoria, inicialmente aplicada a fenómenos meteorológicos, baseava-se em que pequenas alterações nas variáveis poderiam trazer efeitos inesperados em todo o sistema.
A crise que hoje vivemos também é uma aplicação da Teoria do Caos. Há três anos atrás a crise do subprime, inicialmente localizada nos Estados Unidos, transferiu-se para todo o globo, primeiro com uma crise financeira, depois como uma crise económica e agora como uma crise política.
No âmbito local a crise conheceu na quinta-feira mais uma onda de choque. As Associações do concelho, reunidas no Centro Cultural foram chamadas numa acção de sensibilização para ser contidos os seus subsidios camarários.
É mais um episódio nesta crise e às associações só resta o caminho de seleccionar bem as actividades em que participam cortando gastos e evitando despesas. Confirma-se, mais uma vez, que o estado das finanças do município não é dos melhores!

Sem comentários: