terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Quando não há Modelo!!

Quando os tempos são de dificuldades quase sempre os teóricos emergem com novos modelos económicos e filosóficos. Muitas vezes estes modelos não são mais que velhas teorias reinventadas mas que surgem de tempos a tempos tal como a moda da mini-saia.
Agora o tema que domina as discussões tem como fundo a eterna discussão de mais ou menos Estado na vida económica e social dos portugueses.
No entanto, chegados a este ponto, quando todos os modelos parecem falir e cair na suas próprias contradições, nada melhor que voltar aquilo que eu chamo "os fundamentais".
Os fundamentais são um conjunto de ideias que devem acompanhar as empresas, motor essencial de toda a actividade económica: analisar a estrutura de custos, reduzir os custos superfluos, analisar as necessidades dos clientes e inovar em produtos e serviços com vista a poder satisfazer essas necessidades. Em Campo Maior é necessário que a pequena e média empresa tenha um novo alento, que o pequeno comércio saia da espiral negativa em que entrou.
Mais uma vez penso que a Câmara poderia ter um papel activo fomentando o diálogo entre as empresas do concelho e por exemplo Espanha ou constituir-se como um observador activo das alterações que o TGV e a plataforma logistica podem trazer a Campo Maior.
É que há coisas que nuncam mudam e o comércio é uma arte antiga e que sobrevive a todas as crises!

1 comentário:

Anónimo disse...

está a falar do comércio de Campo Maior!!!
não reparou ainda que está situado em Badajoz.