quinta-feira, 28 de outubro de 2010

"Yes Men" ou como se diz por cá "Os Lembitas"!

É uma espécie de indivíduos que faz parte da fauna de qualquer ecossistema. Seja na empresa privada, seja no organismo público ou até em pequenas associações e partidos políticos é possível encontrar o indívíduo que está sempre disposto a agradar ao "chefe" concordando com as suas ideias não as criticando construtivamente de forma a dar outra perspectiva. Os ingleses chamaram-lhe os "Yes Men" ou traduzindo os "Homens Sim" precisamente por dizerem sempre que "Sim" mesmo se ouvem as maiores asneiras. Nós por cá aplicámos o termo "Lembita". Apesar dos termos serem masculinos também existe o sexo feminino nesta espécie de indivíduos. Há quem assegure que esta espécie no feminino é bastante mais perigosa. Estes indivíduos podem apresentar-se de várias formas e sofisticação. Há por exemplo aqueles ou aquelas que são apoiantes do chefe de circunstância. É a espécie mais natural dos organismos públicos. Há eleições, o chefe, o presidente ou vereador muda e eles mudam também como o vento, chegando mesmo a dizer baixinho, quando o outro se despede: "Eu nunca gostei dele!".
Na empresa privada, normalmente o Lembita apresenta-se de uma outra forma. Como o chefe não muda a sua acção visa "engraxar" o chefe o mais possível e ir deitando abaixo outros colegas e outros candidatos a Lembitas.
Infelizmente os "Yes Men" ou "Lembitas" não são uma espécie em vias de extinção. Chefes e patrões mais atentos podem detectá-los e repudiá-los, no entanto, nestas circunstâncias esta espécie aumenta o grau de sofisticação e adapta-se às novas situações. Charles Darwin ficaria orgulhoso de verificar que a sua teoria é comprovada, no seu máximo esplendor, com esta espécie.

Se vir algum desta espécie não os ignore, mantenha-se atento, mas por favor não se transforme num deles!


6 comentários:

Anónimo disse...

Muito Bom. Muito Bom. Muito Bom.

Anónimo disse...

das melhores publiccções que alguma vez li na blogosfera campomaiorense.

odeio lembidas, essa cruel raça para mim ainda é pior q os ciganos, ñ veem fins para alcançar os seus principios

jonas disse...

Pois é! mas, os "lembitas" só conseguem sucesso no terreno favorável dos patrões e chefes "abstrusos" que lhes dão acolhimento e ouvidos.
Quando as chefias são ocupadas por gente com personalidade, competência e capacidade de liderança, os "lembitas" são reduzidos à sua insignificância e condenados à sua natural mediocridade.
Porque eles são, na verdade o cancro das organizações. Mas há patrões que não têm saber, nem inteligência para se dotarem dos anti-corpos que eliminam essa raça.

insolente disse...

Ora muito bem dito!

Depois do que vou dizer ainda são capazes de me conotar com algo, mas a minha consciência está como está e tudo o que vier de baixo não me atinge!

Isto tudo porque acho engraçado os comentários atrás referidos bem como o próprio post. Porquê?

É tema deveras interessante de debater, mas não assim desta forma, Anónima! Porquê?

Porque no anonimato todos nós somos contra, todos nós somos a favor!!!

Pois eu também sou contra esta praga, mas como ninguém me vê nem sabem quem eu sou, até posso ser considerado um "rapaz" fixe! Agora se me conhecessem a opinião poderia mudar. A isso chamo hipocrisia!

Reparem que dou a mão à palmatória e assino com um pseudónimo. Mas se quiserem falar abertamente e darem a cara, é só marcar um sítio e falamos de "lembitas"!!!

carlos disse...

Duas senhora, espanhuelas de Badajuez,belas muchachas ambas as duas, estão en plena calle e a pleno pulmón gritandose la una a la otra: GUARRA! ESTRECHA! PRESUMIDA! ENVIDIOSA.. e por aí....
Enquanto isso a filha duma delas, pequenita mas perspicaz, vai puxando a mão da mãe e fazendo-lhe esta recomendação : mamã! mamã! llamale puta antes que ella te lo llame a ti!
--
Apeteceu-me sem ver de quê contar esta andota, o amigo Jack que me desculpe o despropósito.
Para compensar tambem me apetecia fazer um apelo aos campomaiorenses. Este mais a sério.
Posso?

ps: sorry, saiu en espanholês mas acho que todos(ou quase) percebem.

insolente disse...

Ora nem mais, Carlos!... Deveras uma boa introdução!!! Em relação ao apelo... força nisso! ;)