segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Exames! Maus Resultados na Esc. Secundária!

Foi com enorme tristeza que ao ler o Expresso fui deparar com os resultados dos exames nacionais. Os resultados da Escola Secundária de Campo Maior foram desoladores. No ranking das escolas com mais de 100 provas realizadas Campo Maior ocupou o lugar 443º num total de 485 escolas. No exames de Matemática e Português do ensino básico a Escola Secundária com 3º ciclo de Campo Maior ocupou o 888º lugar nacional e o 10º no distrito sendo ultrapassada por vilas como Sousel e Castelo de Vide.
Penso que são números que nos devem dizer alguma coisa e acima de tudo são números com os quais devemos fazer alguma coisa. O Município, no primeiro número do Jornal de Campo Maior, anunciou a colaboração do ilustre professor Sérgio Eulálio Niza membro do Conselho Nacional de Educação para aumentar o sucesso escolar. No segundo número do mesmo Jornal anuncia a edificação no novo Centro Escolar. São boas medidas, mas são medidas de longo prazo, sendo necessário tomar algumas providências a curto prazo. Essas medidas devem sair de um debate alargado entre alunos, professores, município e associações de país. Já este ano falei aqui da falta de professores para os Prolongamentos, já aqui também disse que só o Centro Escolar não resolve a situação do insucesso escolar. É hora de se fazer um debate sério e entre todos os intervenientes tomar as medidas para melhorar esses resultados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Talvez menos ganza junto à porta de entrada da escola, menos álcool servido a menores nos bares, menos "mauzões" a roubar e intimidar aqueles que se esforçam. Talvez...