segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Presidente e o Mar!

Enquanto os partidos, ansiosos pelo poder, entram em guerra por causa do Orçamento de 2011, o Presidente da República Cavaco Silva lança ideias e indica o caminho. esta vez o Presidente falou da importância que o mar pode ter para o futuro do país. Numa altura em que os recursos naturais não são tão decisivos para a vida de um país como os eram há algumas décadas atrás, é preciso cuidar daqueles que temos e do mar que é o recurso natural que melhor nos pode distinguir dos outros países do planeta. E aqui há muito trabalho a fazer-se porque segundo a União Europeia nos sectores marítimos tradicionais excluindo a pesca (transportes, portos e construção naval) Portugal gera três vezes menos valor ao gerado na Bélgica que tem apenas 48 km de costa. Há muito trabalho a fazer-se principalmente na melhoria da eficiência dos portos mas o caminho está indicado. Com certeza Cavaco terá relembrado quando nos anos 80 chegou a Portugal um guru da gestão chamado Michael Porter para, precisamente indicar uma estratégia para Portugal. Como todos os gurus e consultores levou muito dinheiro para dizer coisas que pareciam evidentes: "Vocês têm o Mar! O que fazem para tirar proveito dele?"

5 comentários:

joaopinheiro disse...

O actual Presidente da Republica tambem já foi Primeiro Ministro e nesse tempo máis de metade da frota pesqueira foi destruida,è bom lembrar.

Anónimo disse...

Este senhor vem agora descobrir que temos o mar como uma porta de saída para o nosso desenvolvimento.
Porque será que o mesmo Senhor como primeiro ministro só conseguiu ver o preto do alcatrão e o cinza do cimento.

Dr. Estranho Amor disse...

Caro Jack,

Desconhecia por completo essa sua faceta de "cavacólogo" militante. Mas enfim, taras e manias cada um tem as suas e se há quem se dedique devotamente à zoofilia ou à adoração de Satanás, também não vem mal ou mundo existir quem molhe as cuecas sempre que o “boliqueimense universal” abre a boca para debitar banalidades em forma de hieroglífico ou para “disparar” rajadas de bolo-rei.

Mas, ao que vamos...

Já que atribui ao Professor Aníbal assinaláveis qualidades visionárias, e antes de nos lançarmos ao mar, não seria de bom-tom perguntar ao nosso gélido Neptuno onde está o Mar de Milhões de Euros/Escudos de fundos europeus que entraram em Portugal durante os anos de governo Laranja na década de oitenta e que "misteriosamente" se evaporaram? Creio que sim. E talvez ele possa responder. E se não souber sempre pode perguntar aos amigos Dias Loureiro e Oliveira e Costa. Ou pensava que só o Sócrates tem amigos como o Vara?

Jack The Ripper disse...

Caro Dr. Estranho Amor,

Não sou Cavacólogo nem sequer alguma vez votei nele. Este comentário é apenas uma forma de assinalar os 100 anos da República, sem cair no lugar comum de colocar algo explicitamante do centenário.

E quando muitas vezes se questiona sobre o papel que o Presidente tem actualmente eu coloco neste post, uma das suas facetas - Ser um indivíduo que assinale o caminho.

Mas pelos comentários que tenho recebido já vi que o Presidente Cavaco Silva não é muito popular em Campo Maior. Será por isso que nas últimas presidenciais o concelho de Campo Maior foi o único onde ganhou Mário Soares?

João Paulo disse...

Bom dia. Caro Jack, relativamente a este post e ao seu assunto, li no correio da manhã de 22-9-2010 uma notícia com o título "Cavaco privilegia os portos". De seguida pensei: Não sou expert na matéria, até porque não tenho experiência nesta área, mas em relação a este assunto não é necessário ser-se um guru! Não é nada que eu não tenha já pensado! Ora, tendo uma costa como Portugal tem, por que não investir mais nesta potencialidade? Por que é que este assunto não foi analisado há mais tempo?

É caso para dizer: A ver vamos... o que sairá das cabeças destes pensadores. Mais uma ideia a cair em saco roto, como em tantas outras??? Reparem nas "eternas" obras do Porto de Sines!

Bem hajam.