segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Mensagem Anónima!

Já uma vez abordei este tema num post que chamei Democracia de Braço no Ar. Volto hoje ao tema porque nos últimos dias, em diversos blogs, por esta ou aquela razão, tem surgido a discussão sobre a legitimidade ou não, sobre a coragem ou não, de se escrever anonimamente ou pelo contrário por se escrever dando a cara. A minha opinião mantem-se, já que não acho que escrever de forma anónima seja uma forma menos lícita de escrever na blogosfera, sempre e quando o anonimato não ofenda terceiros de forma gratuita.
Como escrevi no anterior comentário a que faço referência, George Orwell disse uma vez que "liberdade de expressão é dizer aquilo que os outros não querem ouvir". Além disso há um outro factor a favor do anonimato: a mesma frase dita pelo A não tem o mesmo valor se for dita pelo B. Infelizmente todos funcionamos assim, habituamo-nos a olhar para o mensageiro e lemos a mensagem filtrando-a pela impressão que temos da pessoa. O nosso pensamento foi formatado para reagir desta forma!
Mas acima de tudo sendo a blogosfera um espaço de liberdade que quiser escrever anonimamente que escreva e quem achar que deve escrever dando a cara que escreva também. O que importa é que haja mensagem e que esta seja boa!

3 comentários:

carlos disse...

Julgo que ninguém sabe quem é o carlos.
Mas o carlos também não conhece ninguém !
Para além do Sirippipi, claro, e dos que são óbvios: JPSaragoça, JCustódio e por aí.
De resto concordo c o post. As ideias devem valer por si e nunca deveriam ser condicinadas segundo a pessoa que as emite.

Jack The Ripper disse...

Amigo Carlos,

Mas olhe que consultando o seu perfil podemos encontrar uma conta de mail onde está um nome e apelido

Se quer ser anónimo mude isso

carlos disse...

Amigo Jack,
Também não estou demasiado preocupado. Para além de que essa conta pode não passar de mais um pseudónimo, não é?