segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Democracia de Braço no Ar

Fiquei a saber neste fim-de-semana, após ler na imprensa, que a lei eleitoral portuguesa, em freguesias onde há menos de 150 elitores, permite que a votação seja efectuada pelo método de "braço no ar". É assim, por exemplo, na freguesia de Curros, concelho de Boticas mas há 119 freguesias nestas condições. O método é simples, há um plenário marcado, as pessoas comparecem, levantam o braço e por fim é feita uma acta. Segundo diz, o presidente da junta de Curros, os que não aparecem ao plenário estão contra e não aparecem por vergonha. Diz também, este presidente de junta, já no seu quarto mandato, que em Curros não há asfixia democrática.
Quando li, acabei por fazer uma comparação com o anonimato dos blogs. Há quem diga que os que escrevem nos blogs anonimamente deveriam dar a cara e assumir o que dizem. No entanto, depois de ler a notícia o meu pensamento levou-me a um paradoxo. Então se o voto secreto é anónimo e por ser anónimo completamente livre porque não há-de haver liberdade de expressão no anonimato dos blogs? Não se estaria a asfixiar essa mesma liberdade de expressão se os anónimos fossem obrigados a "levantar o braço"? George Orwel disse uma vez que a "liberdade de expressão é dizer aquilo que os outros não querem ouvir". Eu por mim acho que sim!

4 comentários:

carlos disse...

Completamente de acordo, amigo Jack!

O anonimato deve servir como garantia de liberdade; para votar em caso de eleições, ou para escrever, no caso dos blogs.

Nunca para difamar ou lançar boatos.

A nossa liberdada termina onde começa a dos outros.

E já agora que se fala no tema...alguém sabe o que aconteceu ao "CAMPO MAIOR NA INTERNE" ?

siripipi alentejano disse...

Caro Jack de Riper, também concordo com parte do seu post, no entanto, os anónimos que comentam respeitando quem escreve têm o meu aval, mas os anónimos que utilizam
os seus comentários para denegrirem, ofender são cobardes e energumenos e como tal devem ser banidos da blogoesfera.
A melhor faceta do Homem é assumir o que escreve dando a cara, temos obrigatoriamente de carregar as responsabilidades e responder por elas. Quem escreve e dá a cara, está assumindo a sua responsabilidade e é juiz de si próprio.
Campo Maior, 19 de Outyubro de 2009
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

caro carlos concordo com o seu ps: que aconteceu? se alguem souber divulgue porque todos aqueles que comentavamos gostariamos de saber, claro que se possivel...

Anónimo disse...

mas sendo assim o sr. siripipi tambem está no anonimato porque desculpem lá mas ninguem tem esse nome