quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ficheiros Secretos - A verdade está ai fora

Um amigo meu contabilista, fez-me o favor, de me indicar um documento que considero de bastante interesse. Trata-se do Anuário Financeiro dos Municipios Portugueses para o ano de 2008. Podem fazer o download em www.ctoc.pt.
Este documento pretende apurar e retratar a realidade económica dos municípios portugueses. Tem alguns indicadores bastante interessantes, vou destacar alguns. Em primeiro lugar saibam que Campo Maior ocupa o 23º lugar quando falamos do peso das despesas com o pessoal no total das despesas tendo 44,1%. É um indicador bastante negativo.
Já no que concerne ao Passivo Exigível, aparecemos num honroso 10º lugar. Isto é somos o 10º concelho com o passivo exigível mais pequeno. Mais surpreendente é termos diminuido em 6,6% em relação ao ano anterior. Quer dizer em 2008 as finanças estavam de boa saúde.
Neste cenário, e lembrando que este trabalho se refere a 2008, algumas perguntas devem ser feitas: como é que se deteriorarm tanto as finanças no ano de 2009? Foi a política da terra queimada? Tinha razão o vereador João Muacho apontando o despesismo como razão para a demissão? Mas se ele se demitiu, "depois de muito meditar" no início de 2008, no ano que o passivo era pequeno, tinha dotes adivinhatórios, para saber que em 2009 vinha o descalabro?
Qual vai ser peso das despesas com o pessoal em 2009, ano de eleições?
O Anuário Financeiro está cheio de contabilidade criativa?
Como se dizia na série Ficheiros Secretos - A verdade está ai fora!

3 comentários:

Anónimo disse...

Pode crer, a fiabilidade dos números apontados no Anuário é muito elevada.O desespero do náufrago levou a que em 2009-onde o horizonte lhe aparecia sempre vazio,muito vazio...- "consumisse todo o alimento que lhe devia bastar para mais um ou dois anos de alto mar".E como o gastou??Lavando a face(excursões),comendo chocolates(espectaculos),saboreando faizão(eventos populistas).
Tudo numa tentativa desesperada para salvar o dia a dia... Mas o problema é que, quando chegou a terra, o passageiro seguinte da balsa encontrou a "dispensa" vazia.Mas esta tomada da balsa por outro passageiro não estava prevista pelo primeiro.Problema dele, que se desenrasque.....Pois, porque o primeiro estava a prever fazer a viagem de retorno precisamente como o segundo passageiro a vai ter de fazer(apertando o cinto no primeiro ano,aportando aqui e ali a tentar reabastecer)
Ah meu Deus, como a vã glória de mandar nubla o ser humano!!!

Anónimo disse...

Mas digam lá uma coisa que ainda não li nestes posts que se puplicam nos vários blogs. Quando a anterior vereação tomou posse
qual era a situação financeira herdada do Sr. Gama Guerra?

Jack The Ripper disse...

Anónimo das 20:03,

Também eu gostava de saber. Era um exercício interessante comparar as duas situações

Infelizmente não conheço nenhum estudo que faça essas comparações para os anos em questão