quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Festas das Flores - Pacto de Regime

Prometi regressar ao tema das Festas das Flores num momento futuro. Esse momento chegou e desde blog, lanço o apelo aos nossos políticos, a todas as forças intervenientes na vida da vila e a população em geral que não se politize a questão das Festas das Flores.


A Festa das Flores é um tema que merece uma discussão alargada para que seja discutido o seu futuro. As Festas das Flores atravessam um momento delicado e merecem uma discussão com todos e para todos.


Devem as Festas manterem-se nos moldes actuais? Deve haver profissionais das Festas das Flores? Se a primeira opção é a desejável parece-me utópico que isso se possa manter por muito tempo. Os Campomaiorenses mudaram muito o seu estilo de vida e há muitas mudanças sociológicas às quais as Festas da Flores, se quiserem sobreviver, vão ter que se adaptar.

5 comentários:

garcia gordo disse...

as festas do povo, todos nos estamos de acordo em fazer mas quando? ao meu ver só se podem fazer depois de arranjarem toda a parte velha da vila, incluindo as muralhas do castelo e acabar de uma vez por todas, esta situação do MARTIR SANTO e povoar as ruas da parte historica da vila, como sabem estão todas desertas, há muita coisa a fazer antes de organizarem as festas, os politicos de campo maior haviam de ser mais claros nesta materia, e não são é pena

Anónimo, por enquanto disse...

Penso que os actuais moldes estão muito bem de saúde (leia-se ctuais moldes em Comissão Organizadora sem fins lucrativos, por devoção – o que acho impossível, mas tentar não custa…).

O problema surge quando se quer tudo. Tudo sem lógica programada, onde se mistura alhos com bugalhos, leia-se interesses pessoais, negócio e o "quero, posso e mando"!

Passo a explicar, a tradição é do povo e no povo havia de continuar.

O aspecto sociológico está muito correcto e, do ponto vista cientifico, muito bem analisado, no entanto, chegamos à conclusão que ninguém se entende. Pondo de parte a ciência, por que não darmos ouvidos ao povo? Também sou da opinião que o povo vai para onde o pastor mandar, mas por vezes, o pastor também é contrariado e isso já aconteceu quando quiseram misturar os problemas da saúde. O povo muito aborrecido por não ter hospital fez birra! No que deu? Nada! Mas… a realização das Festas demorou uns quantos anos.

Depois vem o interesse pessoal, a ganância de uns quantos para ganhar dinheiro sem olhar a meios… depois o "quero, posso e mando", que dá “chicória” como aconteceu em 2004… depois vem o dirigismo da associação, uns quantos marmanjos a usufruírem do património para proveito próprio…

Assim, nesta perspectiva, e como já repararam sou contra o profissionalismo de dita tradição. A essência perde-se, aquele sentimento interior, aquela devoção… ficam adulteradas… adulteradas pela obrigação a serem feitas… pela imposição! (bem basta no emprego!!!)

Por isso, sou a favor de perguntar ao povo: para quando as querem?

Posto isto, vem o aspecto monetário. É muito caro fazerem as festas? Para isso existem os fundos comunitários (bem fundamentados e bem geridos, claro!) Geridos por quem? Pela entidade máxima do concelho – Câmara Municipal, tal e qual como faz para obter outros “subsídios”… e ai entra a fiscalização/auditoria dos gastos, não pelos técnicos camarários (sem tirar mérito), mas por uma entidade externa.

Não existem fundos comunitários? E no orçamento camarário não haverá uma rubrica que possa contemplar uma verba? E a Entidade Regional de Turismo, não poderá contribuir? E o mecenato cultural, não poderá ajudar?

Eis uma opinião.
Se houver oportunidade será divulgada publicamente. Aguardam-se outras.

Jack The Ripper disse...

Caro Anónimo, por enquanto,

Devo dizer-lhe que assim dá gosto. Dá gosto quando aparecem opiniões bem fundamentadas e defendidas.

Quanto à sua opinião, devo dizer-lhe o seguinte: Se tem acompanhado os meu comentários deve ter notado que muitas vezes apareço com um solução conciliadora. Este caso também não é excepção e acho que o futuro das Festas será uma solução mista entre tradição e renovação.

Como diz um amigo meu economista, as coisas não tem que ser pretas ou brancas muitas vezes a solução é cinzenta. Ou se quiser como dizia o Deng Xiao Ping. Não interessa se o gato é preto ou branco o que interessa é que apanhe ratos.

Só mais uma nota, cada vez que abordo este tema com alguém caimos num erro comum, que você acaba também de cometer. O facto de ser profissional não quer dizer que a realização das festas não seja quando o povo quer.

Onde é que eu quero chegar? O Sr Garcia Gordo, bastantes vezes gozado nestes blogs, tocou hoje na ferida quando disse que é necessário repovoar a vila velha antes de haver Festas.

E eu digo: Será que há ruas que conseguem ter mão de obra para fazer os tectos por exemplo. Era aqui que entravam as ajudas profissionais, não as pessoas do desemprego que vão fazer flores como quem faz chouriços. Seriam encarregues desta tarefas pessoas que sob a orientação da comissão das festas e por diversos "consultores" de cada uma das ruas fariam a parte mais massificada do trabalho.

Para os artesãos, artistas e mais tradicionais ficariam a parte das flores e dos arranjos que no fundo, no fundo são o que dão o toque de classe e magia às Festas.

Peço-lhe que tente compreender o alcance das minhas palavras e me responda num próximo post

garcia gordo disse...

eu já disse qual era a solução para as casas abandonadas e a cairem. e criar novos postos de trabalho, as firmas de construção civil de campo maior precisam de trabalho, aqui na parte velha há muito trabalho, a camara faz um protocolo com os proprietarios das ditas casas, faz um contrato com esses proprietarios de 5 a 8 anos, a camara arranja e aluga essas casas, depois ao fim desses anos as casas, são entregues já arranjadas aos proprietarios, para a camara o custo é zero, ai está uma solução meu amigo das 22:55 é uma proposta do BE, e para o MARTIR SANTO tambem temos soluções, um abraço

garcia gordo disse...

BE. vai organizar um jantar de convivio no restaurante o LIRA DOURADA na rua da moagem em campo maior dia 9-10-2009 ás 20 horas queria a confirmação até ao dia 7-10-2009 preço por pessoa é de 4 euros tel. 964737411 obrigado