sábado, 3 de outubro de 2009

Análise de Propostas Eleitorais

Sucintamente proponho-me analisar as propostas eleitorais de cada um dos partidos candidatos a dirigir os destinos da autarquia. Baseio-me do que leio no jornal local, Região em Notícias de Campo Maior.
PSD - Há um misto de "não sei o que fazer" com ideias estruturadas em alguns pontos.
Educação, Bolsas e Apoio ao Agrupamento - "Vamos tentar melhorá-las quanto possível", "Pretendemos fazer pressão junto das autoridades"
Ouguela - "Temos que revitalizar aquela aldeia"...Mas como? "a ideia é ir auscultando quem de direito" quem de direito é a autarquia!!
Festas do Povo - Muito positiva a ideia e estratégia do PSD para este ponto, o modelo que propõe é aquele que na minha opinião pode garantir a sobrevivências das Festas das Flores.

CDU - Muito agradável o conjunto de propostas deste partido. Propõe o diálogo com as empresas, com a Associação Comercial, pretende integrar os jovens nesse mesmo diálogo. Para isso pretende a criação de um Grupo Municipal da Juventude. Muito boa também a proposta de criação do Centro de Estudos para apoiar alunos carenciados

Pela parte negativa, um pouco ingénua a ideia de fazer do vinho caseiro um produto para revitalizar o comércio tradicional.
Como grande surpresa, Paula Campos admite a utilização de parquimetros para regular o estacionamento no centro da vila. Nem parece uma proposta de um partido comunista...a menos que esteja a imitar o modelo chinês


PS- Sinceramente esperava mais das propostas globais deste partido. Sem dúvida que a construção de um Parque de Feiras e Exposições é uma necessidade enorme e é para mim uma das melhores ideias. É também muito original a prosposta do Parque TIR, no entanto, acho que o Ricardo não estudou muito bem a lição que lhe foi transmitida pois 800 veiculos pesados dia parece-me exagerado. A praia fluvial é também uma excelente ideia, e nota-se aqui a mão do Cardeal Siripipi.

Pela negativa, Ricardo esconde qual a solução para o Mártir Santo, e esconde porque uma das soluções que pode ser avançada será a construção de habitação social ou a dispersão de famílias ciganas pelos diversos bairros da vila. Ora isto é um tema delicado, que não só não dá votos, mas pode tornar-se um tema de campanha que pode fazer perder eleições.
Só mais um ponto, o Orçamento Participado é uma excelente ideia, mas todos os orçamentos, participados ou centralizados tem limite monetário. Para a concretizar todas as obras propostas parece-me que esse limite é ultrapassado.


Nossa Terra Campo Maior - mais do mesmo, sempre o mesmo discurso monocórdico dos últimos mandatos.
Pela parte positiva, a criação de uma Pavilhão Multiusos e a resolução do problema da Casa Mortuária (finalmente!!)

Pela negativa, a criação de um parque de estacionameto subterranêo parece-me ser uma obra que vai sugar recursos financeiros a outras áreas. Para a área do estacionamento há outras soluções que deviam ser postas em prática primeiro. Sobre este ponto, gostava de salientar que João Burrica tem com as sucessivas obras roubado locais de estacionamento no centro da vila. Vejam o caso das obras da Praça da República e a instalação de marcos em ferro nalgumas artérias. Ora João Burrica primeiro cria o problema e depois surge com uma obra megalómana para o resolver. É demagógico, é uma ideia de velha raposa política, mas dá votos dos parvos mas que contam o mesmo que os votos dos espertos.

Para finalizar, João Burrica, a respeito do Mártir Santo, diz aquilo que as pessoas querem ouvir, "Vamos integrar as minorias etnicas" mas as casas que criarmos vão ser pagas "com o fruto do seu trabalho". É evidente que sim. Os ciganos se querem direitos que assumam também as obrigações.

Esta análise, é obviamente uma opinião pessoal, e não pretendeu ser exaustiva na análise ponto por ponto de cada uma das propostas.

Tirem as Vossas conclusões...

11 comentários:

Anónimo disse...

o programa do sr. burrica para o MARTIR SANTO não tem fundamento, 1º quem mete um cigano a trabalhar? eles recebem um rendimento minimo podem pagar a renda, esse sr é o grande responsavel desta situação, é vergonhoso.... rua com ele

Anónimo disse...

o sr burrica nunca quis resolver aqui este problema do martir santo, e a prova está há vista em 12 anos de mandato deixou chegar e esta situação vergonhosa,agora é que quer arranjar casas politica suja, não teve tempo em 12 anos? esse sr já está a mais em campo maior, vejam bem as obras que ele fez em 12 anos, vai levar uma boa derrota

Anónimo disse...

Pelo menos o Ricardo não diz que o centro histórico está bem e que se recomenda como o actual presidente da câmara que despudoradamente diz alto e bom som que já fez tudo o que havia a fazer.
Isso é esconder alguma coisa? Cá para mim parece-me que, mesmo correndo o risco de perder votos, o Ricardo está determinado em resolver aquela vergonha.

Anónimo disse...

NÃO aos bairros sociais e ás casas sociais , seria o mesmo que transferir o Mártir Santo para outro local da vila!!!!

Anónimo disse...

Acho que lhe escapou uma das ideias mais originais e a que mais me agradou nesta campanha:a que foi levada a efeito pelo partido socialista que escolheu para candidato à presidência da Câmara o engenheiro Ricardo Pinheiroe que foi a ideia de ter antecidido a elaboração do programa de sessões debate, esclarecimento e análise de temas, bem como de foruns que permitiram sistematizar informações e sugestões que orientaram algumas proposta do programa.
Garanto-lhe que eu muito aprendi sobre os problemas e situações de Campo Maior assistindo a essas sessões.
Acho que esta iniciativa foi reveladora de uma forma esclarecida e bem intencionada de fazer política.

Jack The Ripper disse...

Caro anónimo das 11 e 56,

Não me escapou a ideia dos foruns, porque se raparar eu estive analisar programas e não o que tinha ajudado na elaboração dos mesmos. Esses foruns e debates que refere foram do melhor que aconteceu nesta campanha.

Faz muito bem o Ricardo Pinheiro de querer ouvir as pessoas, mesmo que isso esteja escrito num guião de alguma empresa de assessoria especializada em campanhas políticas.

Já agora gostava de enviar um aviso à navegação que é como quem diz um aviso ao Ricardo. A sua juventude e inexperiência são alguns dos defeitos apontados pelos seus opositores. No entanto, parece-me que a sua juventude e inexperiência são também os principais defeitos apontados pelos seus apoiantes.

O que quero dizer? Quero dizer que polulam à volta do Ricardo algumas personagens que acham que são donos da sabedoria, nomeadamente Sérgio Bicho, Catarino, João Muacho e até mesmo o meu amigo Cardeal Siripipi. Não deve o Ricardo deixar-se manipular por eles sob pena da renovação e mudança cheirar a mofo ainda antes do arranque.

Anónimo disse...

uma coisa é certa, sejamos honestos e serios, sem duvida o programa melhor é do PS. eu já vi todos os programas, é o unico que fala claro aqui da para velha da vila, o BE vai dar a conhecer o seu programa dia 8 que é quarta feira, ouve um atraso, mas ainda chega a tempo do povo analizar e votar no BE. vai haver supresa sem duvida

carlos disse...

Amig Jack,
nunca o considerei ingenuo.
Sabe tão bem como eu esses que nomeia não passam de figurantes. Os chamados idiotas úteis que polulam neste circo que é a politica.
O manipulador é outro. Existe mas é outro.

Anónimo disse...

Neste ponto em debate é de se lançar a seguinte informação
Foi lançado hoje nos Telemoveis pela sigla XIX mais parede do sec XIX umas declarações que de 3 cabeças de lista que pelo seu conteudo é extremamente lastimavel. É uma atitude triste de quem está numa situção perdadora.De desespero. Parece aquelas "bocas" que os bufos da PIDE e os PIDES lançavam dos nossos pais , mulheres e namoradas para as degrenir por desespero que pasavam.
É uma atitude antidemocratica e toda a comunidade de Campo Maior deverá repudiar estes XIXñão votando neles e passaando-os ao austracismo e dizer não lugar para vocês no municipio de Campo Maior.
Os outro 3 cabeças de lista são pessoas de bem não necessitanto de favores para viverem e são transparentes e podem exercer as suas funções em qualquer parte do País e mesmo fora.

carlos disse...

A expressão "idiotas úteis" nasce com a antiga URRS e pretende caracterizar alguém que de forma mais ou menos inconsciente é aproveitado para um determinado fim.
Quando refiro a expressão devia te-lo feito entre aspas mas por lapso nao o fiz o que pode dar uma leitura ao nível da ofensa pessoal.E claro que não era a intenção.

Anónimo disse...

Alguém já definiu a politica como a arte do possível. Embora eu tenha um conceito mais elevado da política e, por isso, não adira muito a esta concepção algo adaptatícia da política, ela deve, em certas circuntâncias, ser tomada em consideração.
Neste momento, para qualquer campomaiorense consciente, honesto e empenhado no bem estar da sua gente, há um objectivo que se impõe como prioritário: afastar do poder esta barganha que está a sufocar a vida económica,social e cultural de Campo Maior.
Por isso peço a todos os meus patrícios de boa-vontade: Suspendam as vossos ressentimentos e menores razões por um pouco e contribuam para atingir aquilo que deve ser, neste momento, a razão maior da nossa acção.
Reparem que não apelo ao voto a favor de ninguém. Mas apelo o voto contra o vampirismo político que se instalou em Campo Maior.