quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Deste tempo de viragem

Estamos numa encruzilhada entre o desenvolvimento e a estagnação, entre a mudança para a qualidade e o retrocesso, entre a afirmação de uma modernidade baseada em princípios e valores e a afirmação de uma modernidade baseada na ausência de valores e, sobretudo, baseada num relativismo completamente medíocre, em que nada tem sentido, a não ser o imediatismo, a improvisação e a pressa.
(Hélder Pacheco, in Notícias Magazine de 16 de Agosto de 2009, página 22)

É preciso que nós, os que temos a capacidade de entender, entendamos. Sábias são estas palavras que nos conduzem até ao âmago das nossas preocupações. Também a encruzilhada em que agora nos sentimos exige de nós que tomemos dela consciência e assumamos a responsabilidade que nos cabe na definição do rumo que devemos seguir.
Se nós com a capacidade da nossa juventude, com a competência de que estamos dotados, nada fizermos e ficarmos quietos sem nada decidirmos, estamos a deixar caminho para que se instale esta mediocridade que nos está a matar a esperança e nos faz mergulhar numa asfixiante desilusão.
Entretanto os vampiros rejubilam. Tomam conta de tudo. Constituem-se em senhores de todas as coisas, sobretudo das consciências que mudam e manipulam em proveito dos seus sórdidos interesses.

2 comentários:

Fulano com blog disse...

Estou de acordo! Mas os vampiros estão/pertencem a/em todos os quadrantes das vida política, social e económica. Tanto a nível nacional como a nível local.

Infelizmente, sempre foi assim! Porque o povão deixou e continua a deixar!

cumps.

siripipi alentejano disse...

Há uma verdade que não podemos esquecer -" O fúturo está nas mãos dos Jovens". São os Jovens com s sua preparação, com os conhecimentos que as novas tecnologias lhes proporcionam que estão vocacionados para tomarem as decisões necessárias que proporcionem o bem estar, o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida das populações.
Os mais velhos, apesar das dificuldades que encontraram (pouca escolaridade) muito ainda fizeram, hoje é difente, tudo evoluiu e o acesso ao ensimo permitiu o nascimento de geraçãos mais bem formadas e aptas para encararem o fúturo com um sorriso de esperança.
É tempo de se fazerem ouvir as vozes da Juventude!
siripipi-alentejano