domingo, 7 de junho de 2009

E esta?

Na sequência do texto publicado neste local no dia 5 de Junho, vou contar-vos uma história que ilustra bem as situações que nele eram referidas.

Imaginem um político que há mais de vinte anos, teria portanto, nessa altura, cerca de 30 anos de idade, conseguiu o apoio do homem mais influente da terra devido ao poder das actividades que desenvolvia. Esse jovem e ambicioso político cumpriu três mandatos como vereador, tendo chegado a desempenhar o cargo a tempo inteiro, logo, com importantes poderes e responsabilidades na execução da acção política a desenvolver no município. Sempre muito obediente e cordato, conseguiu de tal modo o apoio do dito homem importante que lhe chamavam a "voz do dono".

Pouco tempo depois de alcançado o poder maior a nível local, entrou em dissidência com o seu antigo patrono, tornando-se as suas relações muito tensas e de evidente conflitualidade.

Imaginem que, passadas mais de duas décadas, o mesmo político se sentiu ameaçado no seu poder por um candidato mais jovem, melhor habilitado e isento de culpas no que respeita aos desmandos que têm sido praticados na gestão da autarquia local. Então, terá feito desencadear contra o jovem que considera o seu adversário mais directo e, por isso, uma forte ameaça ao seu poder pessoal, uma campanha no sentido de o descredibilizar. Essa campanha baseia-se em afirmar que se trata de um "miúdo" sem experiência e sem capacidade para assumir tal responsabilidade e, o que é mais extraordinário, acusa-o de ser um simples "pau-mandado" do mesmo homem, à custa do qual ele próprio conseguiu alcançar o poder.

.

Não se ponham a imaginar coisas complicadas. Qualquer semelhança com factos reais que conheçam não passa de pura coincidência.

5 comentários:

Virgilio Maciel disse...

Há muito que acompanho o vosso blogue e, digo-o com toda a franqueza, considero-o o caso mais interessnte da "blogosfera campomaiorense". Vocês os três constituem uma equipa muito interessante pela diversidade dos temas que cada um trata e pelo modoo e perspectivas com que os abordam.
Tenham verificado que os publicam de dois em dois dias o que é também caso único por estas bandas.
Cumprimrento-vos pela coerência, inteligência e boa educação que pôem no que publicam.

EmBuscaDePaz disse...

Apesar de ainda não ter ouvido nada de semelhante, pergunto, qual é a parte que é mentira?

Experiência politica = 0 e não creio que começar logo como presidente seja a melhor opção.

Pau Mandado, o termo pode até ser um pouco forte, mas quem duvida da sua veracidade quando em plena reunião para decidir o candidato foi dito pelo "big boss", "é este e acabou..." (óbvio que não foi nestes termos, mas o senhor tem tantos amigos a nível interno que logo que as reuniões acabam as coisas correm logo cá fora)

Quanto ao Ricardo, pessoa que muito estimo, quero ver como se irá aguentar uma vez que não o vejo com espírito de "pau mandado", mas por outro lado vai ter de ceder a inúmeras pressões se quiser manter o emprego. Razão versus coração vai ser o seu maior desafio.

Edgar Cachola disse...

De facto, uma certa gente pôs a correr que o "miúdo" não tem experiência nenhuma e que não passa de "um pau- mandado" de alguém.
Parecem esquecer que, ao contrário de um certo pessoa que não passou dos poucos anos de escolaridade que lhe permitiram concluir um curso quando muito equivalente ao
9º ano, o "miúdo" tem o curso superior de licenciado em engenharia. Que enquanto essa pessoa nunca fez mais nada do que se servir da política para subir na vida, o "miúdo" é um quadro técnico com grandes responsabilidades profissionais numa das grandes empresas deste país. E que, enquanto este aos cerca de trinta anos é um funcionário destacado de um grande empresário, a pessoa em causa, com a mesmam idade, era de facto um pau-mandado de quem lhe podia servir de trampolim para subir na política.
Ou vocês julgam que todos em Campo Maior têm fraca memória?
Talvez eu venha a desbobinar aquilo que sei devido às muitas coisas que vivi e nas quais participei. Conheço coisas deste e doutros cavalheiros que podem fazer corar de vergonha muitos dos que agora andam para aí a dizer parvoíces sem saberem do que estão a falar.

Anónimo disse...

a partir desta semana voces vão ser oblog com mais comments, pois vou desvendar aqui quem é o 3 horas da manhã, esta semana vai descubrir-se quem é ele de verdade e vai haver mt desilusão com a sua pessoa.

o amigo caldinho

Ana Marta disse...

Porque será que muitos só são capazes de ver o cisco no olho alheio e não enxergam o argueiro no seu próprio olho?
Há gente que se lhe puserem de um lado uma equipa constituida por um especialista em intrigas, conspirações e calúnias, por uma louca gastadora que não olha a meios, nem mede as consequências de delapidar os dinheiros públicos em parvoíces sem qualquer benefício para a comunidade e mais um vira-casacas que nem os do seu sangue poupa quando se trata de satisfazer os seus vícios, e do outro uma equipa de jovens, provavelmente apoiados por um homem experimentado e que tem prestado os mais altos serviços à sua terra, pois esses tais irão apoiar os primeiros nos quais só verão virtudes e deitar abaixo os segundos aos quais apontam todos os defeitos.