sexta-feira, 5 de junho de 2009

Experiência, honestidade e competência

Para quem não tem carácter, fazer hoje o contrário do que se defendeu antes, é a coisa mais natural do mundo. O problema é quando homens e mulheres sem carácter se instalam em cargos políticos de grande responsabilidade social. E o problema mais grave é que, uma vez instalados nos cargos e não tendo qualquer tipo de escrúpulos porque são destituídos de princípios morais, recorrem a todos os truques e manipulações para se conservarem nos cargos.
Há gente a ocupar cargos políticos há tantos anos, que já nem são políticos. São funcionários capazes de tudo para conservarem o seu "tacho". Até porque, como nunca fizeram mais nada na vida, porque nem têm outra profissão, que poderão eles ir fazer se não sabem fazer mais nada?
Em política uma longa experiência raramente é garantia de um desempenho adequado. A maior parte das vezes é apenas fonte de vícios. Porque certa gente não aproveita para aprender a resolver problemas ou a solucionar necessidades das populações que governam. Porque a eles não é isso que lhes interessa. A eles apenas lhes interessa é “governarem-se” a si mesmos, em seu próprio benefício.
Por isso, muitas vezes mais vale um jovem pouco experiente mas competente e bem-intencionado, do que um mais velho muito experimentado, mas tão cheio de vícios, que já não tem capacidade para fazer aquilo que seria mais necessário, mais útil e mais urgente.

2 comentários:

Martinho disse...

Ao contrário de muita gente, não sou dos que pensam e dizem que "isto é tudo a mesma canalha" e que "os políticos são todos iguais". Mas lá que andam muitos canalhas metidos na política, lá isso andam. É muito natural se atendermos a dois tipos de factores:
- Por um lado há muitos interesses em jogo e logo é natural que gente destituída de escrúpulos, veja na política uma forma rápida de se beneficiarem;
Por outro, o povinho votante é muito pouco esclarecido e vai atrás das patranhas dos oportunistas que tudo prometem sem qualquer intenção de cumprirem ou fazendo apenas aquilo que contenta um povo pouco esclarecido.
É por isso que acho muito importante que se façam denúncias e esclarecimentos como este que encontrei no seu blogue.

penalty disse...

Muito interessante o seu texto, para além de muito bem escrito, o que nem sempre é muito fácil de encontrar nestes blogues. Esclarece e esperemos que agite as consciências. Concordo perfeitamente com o que diz. Já é tempo de afastarmos os "carreiristas" da política, os vira-casacas, aqueles que de profissão nunca tiveram senão a de tachista. São escandalosos os tachos para os amigos, para os filhos. A criação de empresas para gerir o que à camara compete, com dinheiros públicos, para "esconder" lá dentro aqueles que se venderam por 30 moedas. Tudo isto sai dos nossos bolsos. Vamos acreditar que esta rapaziada vá para casa com chorudas reformas e deixe gente nova , sem vícios, com competência e visão, levar esta terra cada vez mais rural e ruralizada, para longe de um destino de ceifeiras e ganhões das "tradições".