segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Do dia de Stª Apolónia

Santa Apolónia por Andy Warhol

Nasceu na cidade de Alexandria, nessa época a segunda maior cidade do Império Romano, no tempo do imperador Décio que ordenou, entre 249 e 251, a sétima grande perseguição contra os cristãos.
Apolónia, filha de rico e importante magistrado da cidade, aderiu fervorosamente à fé cristã. Denunciada por se recusar a prestar culto ao imperador e aos antigos deuses do império, foi presa e martirizada, tendo-lhe sido arrancados todos os dentes. Ameaçaram-na de ser queimada viva senão abjurasse da sua fé. Então, Apolónia, atirou-se voluntariamente para a fogueira, recusando submeter-se à vontade dos seus carrascos. Poucos anos após a sua morte, foi canonizada, passando o dia 9 de Fevereiro a ser-lhe consagrado pelo santoral.
Neste dia, pelas 14:49h, começa a fase de LUA CHEIA.
.
Pensamento do dia:
"Se existem duas atitudes morais de que o nosso tempo necessita com urgência, elas são o autocontrolo e o altruísmo".
(Daniel Goleman)
.
Comentário:
O autocontrolo como atitude moral, significa que as injustiças que contra nós são dirigidas e que temos de sofrer, não devem fazer-nos desistir de persistir na defesa do que, por justiça, não nos deve ser negado. Nem desistir de defendermos o direito que sabemos ter à honra e à dignidade das nossas pessoas.
O altruísmo como atitude moral, é necessário porque, mesmo vivendo no mundo individualista, egoísta e desumanizado em que estamos a viver, não devemos esquecer que temos o dever de proceder para com os outros do mesmo modo que gostaríamos que procedessem para connosco. Ou seja, fazer aos outros o que gostaríamos que nos fosse feito a nós. Só na reciprocidade das atitudes podemos encontrar a justiça e o equilíbrio dos comportamentos sociais.

Sem comentários: