terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Do dia de Stª Escolástica



Nasceu por volta do ano 480, esta santa, natural do Norte da Itália, irmã de outro santo muito venerado: S. Bento de Núrsia. Este, após viver alguns anos como ermita, resolveu fundar com alguns companheiros, no Monte Cassino, o primeiro convento cristão, berço de todo o movimento monacal que se desenvolveu no Ocidente medieval cristão. A regra de S. Bento foi fonte de inspiração para todos os que optaram por se afastar do mundo para viverem em comunidade religiosa.
Escolástica, seguindo os passos de seu irmão, fez igual opção, criando a primeira comunidade religiosa para donzelas. Faleceu com 60 anos de idade, por volta do ano 540, com fama de santidade que logo lhe foi reconhecida pela Igreja, ficando-lhe consagrado o dia 10 de Fevereiro no calendário cristão.
.
Pensamento do dia:
"Não tenho nenhuma coragem, mas procedo como se a tivesse; o que talvez venha dar ao mesmo".
(Gustave de Flaubert)
Comentário:
Poderá vir a dar ao mesmo em termos de resultados obtidos. Mas nunca será o mesmo em termos do valor moral dos que praticam os actos ditos de coragem.
Porque há o que comete actos de bravura por inconsciência, bravata ou exibicionismo; os que se expõem gratuitamente enfrentando perigos apenas por bazófia, para darem nas vistas, para se sentirem glorificados. Essa é uma forma extrema de vaidade.
Mas os que, tendo medo, medindo em plena consciência os perigos e as consequências que os seus actos vão trazer para as suas pessoas, ainda assim não hesitam e enfrentam as situações. Esses são os que efectivamente desenvolvem actos de coragem com verdadeiro heroísmo.

Sem comentários: