domingo, 1 de fevereiro de 2009

Do dia de Santa Veridiana

Este domingo, dia 1º do mês de Fevereiro, é o dia da Festa das Candelárias, festa de purificação para que se reacenda em cada um de nós a luz interna.
O santoral católico consagra este dia a um dos mais raros casos de santidade, pois esta santa, nascida na Toscânia (Itália) por volta de 1178, escolheu para si uma estranha forma de martírio. Achando-se cumulada de favores divinos, julgando-se imerecedora da graça que recebia, pediu ao Senhor que lhe concedesse poder compartilhar das tentações sofridas por Stº. Antão. Fez-se encerrar numa cela, onde viveu até ao fim dos seus dias. Então, os demónios entraram nela sob a forma de duas serpentes que a atormentaram até à sua morte, no dia 1º de Fevereiro de 1242. Foi visitada por S. Francisco no seu voluntário degredo, por volta de 1221.
.
Pensamento do dia:
"Um homem terá pelo menos dado a partida para a descoberta do sentido da vida humana, quando começar a plantar árvores frondosas, sob as quais sabe muito bem que jamais se sentará."
(D. Elton Trueblood)
.
Comentário:
É carregada de simbolismo esta frase que fala de árvores frondosas quando quer significar as acções que o homem vai deixando ao longo da sua vida. É do homem justo que se fala, pois do que não cuida de dar orientação justa aos seus pensamentos e actos, não podemos esperar senão modestos arbustos secos e mirrados.
Estes jamais descobrirão qualquer sentido que a vida humana possa ter. Vegetarão na procura de satisfazerem os seus condenáveis apetites.

Sem comentários: