sábado, 31 de janeiro de 2009

Do dia de S. João Bosco

O santo pedagogo, fundador da Congregação Salesiana, viveu entre 1815 e 1888.
Um sonho profético traçou-lhe o destino: dedicou toda a sua vida à missionação junto das crianças.
Em 1841, foi ordenado sacerdote em Turim. Tinha então 26 anos de idade. Eram tempos de grande crise social numa Itália dilacerada por permanentes conflitos. Bandos de crianças abandonadas pejavam as ruas. João Bosco começou a reuni-las à sua volta e a cuidar delas, instruindo-as no Catecismo.
Com grande esforço, conseguiu abrir o seu primeiro Oratório, posto de abrigo dos meninos desvalidos. A sua obra cresceu e espalhou-se pelo mundo.
Foi santificado por Pio XI em 1934.
.
Pensamento do dia:
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã, hoje ainda plantaria uma árvore".
(Martin Luther King)
.
Comentário:
São assim os homens que entendem que devem passar pela vida deixando marca da sua acção, mesmo quando os outros acham que não vale a pena. E deixam marca, não apenas no tempo em que viveram, mas também no tempo das gerações que lhes hão-de suceder.
Porque o Homem - assim com maiúscula - só pensa em criar vida. Outros há - os homenzinhos - que parecem não ter na mente mais do que a destruição do que vive à sua volta. Em nome da sua tola vaidade, destroem o que por natureza era belo e erguem monumentos à sua estúpida presunção.
Em paga, será por isso que serão recordados. Porque a marca que deixamos no tempo, testemunha o valor dos nossos actos e dos nossos pensamentos. Aquele que destruiu o que tinha mais valor, para deixar algo de somenos em seu lugar, deixa apenas a marca da destruição que provocou.

Sem comentários: