sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Do dia de S. Paulo Miki, S. Pedro Baptista e Companheiros



Paulo Miki foi baptizado aos 5 anos de idade. Seus pais, contavam-se entre os 200 mil cristãos japoneses, resultado da missionação começada por S. Francisco Xavier, por volta de 1549.
Mostrando inclinação para as questões religiosas, frequentou o seminário de Auzukiama, entrou para a Companhia de Jesus e tornou-se missionário, tendo obtido muitas conversões em Ximo, Osaka e Meako. Preso com outros companheiros, foram atados a cruzes e lançados em profundos buracos, numa sexta-feira, 5 de Fevereiro de 1597. Foi este o dia do martírio dos 23 adultos e 3 jovens companheiros de Paulo Miki, na sua maior parte de ascendência japonesa. Pio IX, canonizou-os em 1862.
.
Pensamento do dia:
"O melhor livro de moral é a nossa consciência. Temos de consultá-lo frequentemente".
(Blaise Pascal)
.
Comentário:
Mas que fazer com os que vivem com esse livro sempre fechado?
Porque o problema não é o do mal que fazem a si mesmos, mas o mal que constantemente provocam nos outros.
Para os que não têm consciência do mal que provocam, não resta outra alternativa: é preciso aplicar-lhes com rigor o castigo. Não para que se corrijam, mas porque, na maioria dos casos, já não há esperança de arrependimento. O castigo serve para cesse o mal que outros estão a sentir no corpo e no espírito.
Não há livro a consultar quando o livro está definitivamente fechado e tem todas as páginas em branco. Não se aprende ao abrir esse livro porque ele nada tem que possa ser lido.

Sem comentários: