sábado, 7 de fevereiro de 2009

Do dia das Cinco Chagas do Senhor

O mistério das Cinco Chagas de Cristo, ilustrado de forma genial nesta representação da meditação de S. Francisco de Assis, contemplando a imagem de Cristo crucificado.
Dia em que também se celebram Stº Amândio, Stª Doroteia e S. Mateus Correia Magalhanes.
Dia em que alguns situam o nascimento de Cristóvão Colombo, sem que sequer tenham confirmada certeza do lugar do seu nascimento.
Colombo, esse descobridor de novos mundos, que morreu jurando que de outros mundos velhos se tratava. Por isso, enganado, deu à terra onde chegou o nome de Índias Ocidentais e baptizou de índios os seus naturais.
Foi preciso que outro descobridor de seu nome Américo Vespúcio, lá voltasse e de novo pesasse os astros, medisse as distâncias e refizesse com rigor os cálculos para que se soubesse que nova era aquela terra no conhecimento dos homens. E lhe puseram o nome de América, sem saberem que, naquela natureza tão selvagem, iriam nascer grandes nações. Mas isso é outra história que o tempo longo irá escrever com o seu vagar.
.
Pensamento do dia:
"As leis mudam segundo os acontecimentos. Mas jamais, se não raramente, se vê mudarem as instituições; o que faz com que as leis novas não bastem, porque não se adaptam às instituições que persistem".
.
Comentário:
Por isso, o homem sábio e o recto juiz sabem que não se devem limitar à simples letra da lei. Procuram fundamentar os seus juízos em princípios éticos e valores universais. Esses, permanecem pelos tempos fora porque, sendo adaptados às instituições, não necessitam de mudar. Têm também a vantagem de não poderem ser manipulados segundo a vontade dos poderosos, como acontece com as simples leis.

Sem comentários: