terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Do dia de S. Brás

Flagelação de S. Brás c. 1585, óleo sobre madeira Museu Municipal de Óbidos Óbidos, Portugal.
.
É um dos catorze Santos Auxiliadores, este bispo, médico de profissão que, salvando uma criança que estava a morrer por ter engolido uma espinha, ficou para sempre associado às doenças da garganta.
A vida piedosa e de penitência que levava e a sua dedicação à fé cristã, granjearam-lhe fama de santidade. Naqueles tempos, os bispos eram escolhidos directamente pelo povo cristão. E o povo elegeu-o bispo. Apesar disso, continuou a viver no ermitério que escolhera para sua habitação. Descia à cidade para exercer o seu magistério episcopal junto da população.
Viveu no século IV, em tempo de perseguições aos cristãos, acabando por ser martirizado em Sebaste, cidade da Arménia e sua cidade natal.
.
Pensamento do dia:
"Se os teus projectos forem para um ano, semeia o grão. Se forem para dez anos, planta uma árvore. Se forem para cem anos, instrui o povo".
(provérbio chinês)
.
Comentário:
Há políticos tão medíocres que nem grão semeiam. Lançam à terra apenas tremoços. Ora, é sabido que os grãos nos alimentam; mas, os tremoços apenas nos iludem a fome, entretendo o estômago.
Significa isto que os actos de certos políticos são tão efémeros, tão inúteis, tão pouco consistentes, que apenas durarão enquanto se mantiver o poder que eles têm sobre os outros.
Mas isso em nada os incomoda. Porque eles apenas querem manter o poder. Pouco lhes interessa o valor das obras que mandam executar.
Outro provérbio chinês diz: "Se vires um homem com fome, não lhe dês um peixe. Ensina-o a pescar". Mas o demagogo faz muito pior do que isso: dá-lhe peixe da pior qualidade e, pela astúcia, artimanha e falsidade das suas palavras, convence o desgraçado com fome de que lhe está a oferecer um grande banquete.

Sem comentários: