domingo, 18 de janeiro de 2009

Do dia de Stª Margarida ou de Stª Priscila?

Dúvidas há sobre a que santa atribuir este dia em que, às 11h 56m, começa o QUARTO CRESCENTE.
Primeiramente, de Stª Maria se chamou em memória de uma mártir cristã, do século III ou IV, pois não se conhece com precisão o tempo em que viveu. A sua vida foi tão envolta em obscuridade, que foi suprimida do santoral romano por se duvidar da sua existência. Prova de que, também acerca dos santos e das santas, podemos andar enganados. Mas, não cabe mais averiguar a que santa este dia se dedica porque nenhuma vantagem teremos em o fazer.
.
Pensamento do dia:
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém pensa muito."
(Lippman)
.
Comentário:
São as frases pequenas as que, por vezes, trazem um sentido mais profundo. Repare-se no sentido último desta, pois se todos pensarem o mesmo e do mesmo modo, então chegaremos à conclusão de que muito pobre deve ser a maneira de pensar de cada um deles.
Porque, a riqueza do pensamento não vem da unanimidade, mas da divergência e da multiplicidade.
É do confronto das ideias e não da concordância que nasce o conhecimento. Pois que, tal como a realidade não é linear, nem simples, nem uniforme, também o pensamento sobre ela tem de ser perspectivado de ângulos diferentes para suscitar uma multiplicidade de opiniões.
Se é da discussão que sai a luz, por contraposição, da concordância não sairá mais do que o obscurantismo dos ignorantes e não o saber iluminado sobre as coisas que só é alcançado pelos sábios.

Sem comentários: