sábado, 17 de janeiro de 2009

Do dia de Stº Antão

As Tentações de Stº Antão de Hieronymus Van Ackn Bosch
(Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga)

Dia dedicado ao santo eremita egípcio, patriarca do monaquismo que viveu entre os anos de 250 e 356. Isolou-se da gente da sua aldeia, internando-se no deserto, em busca de uma paz que o livrasse das tentações violentas que atormentavam a sua alma martirizada. Condenou-se às mais extremas penitências e às mais austeras condições de vida. Santificado, a Igreja dedicou à sua memória litúrgica, os dias 17 de Janeiro de cada ano.
.
Termina mais uma semana, a terceira que preenche o primeiro dos doze meses deste novo ano. Terás tu feito o mínimo esforço que fosse para mudares para melhor?
.
Pensamento do dia:
"Aquele que parece sábio entre os tolos, parece tolo entre os sábios".
(Marco Fábio)
.
Comentário:

Rodeias-te de tolos que aplaudem todas as tuas acções, mesmo as mais insensatas e as que revelam maior irresponsabilidade.

Atacas os que censuram a insanidade das tuas loucas decisões, acusando-os de não terem competência para te criticarem, sem teres tu próprio o mínimo de competência para discernires as consequências nefastas das tuas decisões.

Como pretendes ser respeitado se constantemente desrespeitas os outros com palavras insensatas, reveladoras de baixo carácter e de péssima educação?

Para onde corres, sem veres que a tua soberba te conduz para o abismo onde vai terminar a corrida louca da tua incomensurável ambição?

Oh! criatura soberba! Se ao menos pudesses entender as razões dos que te criticam com honestidade!... Quantos erros terias já evitado ao longo desta vida que levas tão desenfreada e sem sentido de orientação!

2 comentários:

Três horas da manhã disse...

"Rodeias-te de tolos que aplaudem todas as tuas acções, mesmo as mais insensatas e as que revelam maior irresponsabilidade."

Assino!

Este comentário realizado no post não sei porque, eu dedicaria ao Sr. Burrica, até vai um pouco de encontro ao post do "Ó mê belo" designado um pontapé na pasmaceira.
---

Seremos nós os loucos? Ou será que o ensaio da cegueira do Saramago se aplica a Campo Maior?


ACORDEM!!! Antes que seja tarde!

Cumps

Anónimo disse...

Não sei a quem a mensagem pode ou quer atingir. Mas acho que atribuí-la a fulano, a cicrano ou a beltrano, é reduzir-lhe o alcance pois me parece que muito mais largo é o alvo sobre o qual são disparadas as setas destes preciosos pensamentos, todos eles encadeados numa sólida filosofia de vida.
O "de campomaior" é já a melhor oferenda que me é feita no meu quotidiano viver.
Os meus sinceros agradecimentos