sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Do dia dos Cinco Mártires de Marrocos

Diz-se que a fé move montanhas. Certo é que move a vontade de muitos homens de fé. Como S. Berardo e mais quatro companheiros, como ele frades franciscanos, que, tendo-se deslocado ao Norte de África para pregarem a sua fé em Cristo em terra de muçulmanos, sofreram o martírio e a morte, ficando, para memória dos homens, conhecidos sob a designação dos "Cinco Mártires de Marrocos". Santificados pela Igreja, a sua festa canónica passou a realizar-se no dia 16 de Janeiro de cada ano.
O facto que neste dia se celebra remonta aos primeiros anos do distante século XIII. Reinava em Portugal D. Afonso II.
.
Pensamento do dia:
"Muitos homens passam por sábios, graças à ignorância de outros homens".
(de autor desconhecido)
.
Comentário:
De outro modo soube a sabedoria do povo dizer o mesmo : "Em terra de cegos quem tem um olho é rei".
Na verdade, é a profunda ignorância de uns que faz parecer luminosa a mediana perspicácia de outros, sendo na verdade estes apenas um pouco menos tolos que os primeiros.
É fácil dominar pela palavra a turbamulta que não sabe analisar criticamente aquilo que se lhe propõe. Sabem muito bem disso todos os que apenas pensam tirar proveito de todas as situações que lhes propiciam algum lucro fácil.
Mas é também verdade que, em contrapartida, uma multidão de tolos não saberá dar valor aos mais sabedores mesmo que estejam diante dos seus olhos e revelem o seu saber da forma mais evidente.

Sem comentários: