segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Do dia do Beato, Presbítero e Mártir Tiago de Sales

O Sol entrará no signo de Aquário, neste dia, quando forem 22h 41m.
.
Pensamento do dia:
"Existem coisas que, para as saber, não basta tê-las aprendido".
(Séneca)
.
Comentário:
Porque ter aprendido não significa que essas coisas tenham ficado integradas no nosso conhecimento. Pois uma coisa é ter tido delas notícia, outra é ter compreendido qual o real significado que têm. Tal como uma coisa é olhar, outra coisa é ver e outra é observar.
Podemos saber muitas coisas sem termos adquirido a sabedoria. Porque, quase sempre, a sabedoria consiste mais em saber muito acerca de poucas coisas, do que em saber um pouco acerca de tudo.
O saber não consistem em repetir o que se aprendeu, mas em ter adquirido a capacidade de explicar as coisas de modo a clarificar e aumentar o conhecimento que se tem sobre elas.
Só os muito tolos se pavoneiam do que sabem porque, quanto mais sábios, mais nos tornamos conscientes de quanto é enorme o que ainda não alcançamos saber.

1 comentário:

Anónimo disse...

Se vocês soubessem o bem que me faz, abrir o computador e poder ler o que vão escrevendo dia a dia não deixariam de o fazer.
Não é fácil estar aqui no meio desta gente a ouvir parvoíces sem ter com quem se possa ter uma conversa mais a sério. Parecem galinha chocas, dizem todas o mesmo, só sabem dizer mal de tudo e todos só para agradarem à chefona.
Quando leio o que escrevem até me parece que estão a falar comigo.
Bem hajam e que Deus Nosso Senhor vos acompanhe.
Desculpem mas não posso escrever mais. Tenho que aproveitar a hora do almoço para o fazer.