terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Do dia de Stª Ângela de Mérici

Neste dia, nasceu em 1756, Wolfgang Amadeus Mozart, provavelmente o maior génio musical de todos os tempos. Mas, no santoral, o dia foi dedicado a Stª Ângela de Mérici que nasceu em Desenzano, Alta Itália, em 1470, numa família de modestíssimos recursos. Nesta época, desabrochava na sua pátria de origem esse movimento de regresso ao humanismo a que se chamou Renascença. Portugal dava novos mundos ao mundo, com os Descobrimentos. Vivia-se um dos mais brilhantes momentos da história da Humanidade.
Stª Ângela, mais virada para o piatismo medieval, optou pela vida religiosa, tomando votos na Ordem Terceira de S. Francisco. Numa viagem à Terra Santa, cegou e só recuperou a visão no regresso, ao parar numa ilha, na qual orou perante um miraculoso crucifixo. Distinguida pelo poder da Fé, decidiu dedicar-se à fundação da Ordem das Ursulinas que foi o primeiro instituto religioso dedicados ao ensino de meninas que existiu na Europa.
Faleceu em 1540. Foi beatificada em 1768 e santificada por Pio VII em 1807.
.
Pensamento do dia:
"Quem não ensina um ofício ao seu filho, ensina-o a ser ladrão".
(Provérbio turco)
.
Comentário:
Grande verdade encerra este provérbio. Porém, quem ensina o seu filho a apoderar-se indevidamente do que, por direito, poderia pertencer a outro, ensina-o a usar da prepotência, a ignorar o respeito que se deve guardar aos princípios da decência, da justiça, da verdade e do recto comportamento.
Porque todo o que abusa do poder que detém e que lhe foi conferido pelo voto do povo, rouba ao povo aquilo que ele tem de mais sagrado: o poder de escolher representantes que, em seu nome, devem exercer o poder. Não para enganar o povo, mas para o servir com total respeito pela lei, segundo critérios de total isenção, respeitando o bem comum, sem levantar suspeita de que esteja a usar o poder para se favorecer.

Sem comentários: