Stª Ângela, mais virada para o piatismo medieval, optou pela vida religiosa, tomando votos na Ordem Terceira de S. Francisco. Numa viagem à Terra Santa, cegou e só recuperou a visão no regresso, ao parar numa ilha, na qual orou perante um miraculoso crucifixo. Distinguida pelo poder da Fé, decidiu dedicar-se à fundação da Ordem das Ursulinas que foi o primeiro instituto religioso dedicados ao ensino de meninas que existiu na Europa.
Faleceu em 1540. Foi beatificada em 1768 e santificada por Pio VII em 1807.
.
Pensamento do dia:
"Quem não ensina um ofício ao seu filho, ensina-o a ser ladrão".
(Provérbio turco)
.
Comentário:
Grande verdade encerra este provérbio. Porém, quem ensina o seu filho a apoderar-se indevidamente do que, por direito, poderia pertencer a outro, ensina-o a usar da prepotência, a ignorar o respeito que se deve guardar aos princípios da decência, da justiça, da verdade e do recto comportamento.
Porque todo o que abusa do poder que detém e que lhe foi conferido pelo voto do povo, rouba ao povo aquilo que ele tem de mais sagrado: o poder de escolher representantes que, em seu nome, devem exercer o poder. Não para enganar o povo, mas para o servir com total respeito pela lei, segundo critérios de total isenção, respeitando o bem comum, sem levantar suspeita de que esteja a usar o poder para se favorecer.
Sem comentários:
Enviar um comentário