segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Do dia de S. Timóteo

Hoje, das 4: 57h às 11:01h, os que vivem lá para os longínquos orientes e para a zona austral do mundo, verão um eclipse anular do Sol.
Para nós, fica apenas o início da LUA NOVA, ou seja, o regular eclipse total da lua que começa às 11:37h e durará pelo espaço de uma semana, até reaparecer em quarto-crescente.


S. Paulo, nas suas cartas, dava a Timóteo o tratamento de amado filho, seu irmão, distinguindo assim o zelo apostólico que o primeiro Bispo de Éfeso colocava em todas as suas acções, em defesa da fé cristã que com tanto ardor abraçara.
São Timóteo acompanhou o Apóstolo S. Paulo em muitas das suas incansáveis visitas de pregação.
Enviou-o, por vezes, em missão apostólica a regiões onde enfraquecia a pureza da fé dos cristãos, ou onde estes, ameaçados de perseguições, precisavam de auxílio e consolo.
Morreu mártir, apedrejado e espancado por uma multidão enfurecida com o Santo que os procurava afastar das dissoluções brutais a que se entregavam nas festas dos seus rituais pagãos.
.
Pensamento do dia:
"O homem que nunca muda de opinião, em vez de demonstrar a qualidade da sua opinião, demonstra a pouca qualidade da sua mente".
(Marcel Achard)
.
Comentário:
Melhor será dizer que se trata do homem que nunca muda de opinião, mesmo quando lhe é claramente demonstrado que está a persistir no erro. Porque o homem que se recusa a mudar de opinião enquanto está convicto de que a razão lhe assiste, mostra inteireza de carácter e integridade, em coerência com os são princípios da moral e da justiça.
Do mesmo modo, o homem que mude de opinião, atendendo apenas à ambição sórdida e ao que é mais vantajoso para os seus interesses, mostra uma total falta de carácter, de decência e de honestidade.
Tudo se quer na justa medida e de acordo com os valores e princípios que devem pautar a acção e o comportamento de cada um de nós.

Sem comentários: