quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Do dia de S. Julião e de Stª Basilissa

Havendo 43 santificados de nome Julião, nem temos a certeza de que a imagem corresponda ao santo que queremos homenagear neste dia.
Mas o que aqui celebramos com sua esposa de nome Basilissa que, em grego, quer dizer princesa, viveu no século III, em tempo do imperador Diocleciano que reinou entre 248 e 305. Da persecutória fúria imperial, resultou, por volta do ano 304, o martírio do piedoso casal que dedicara toda a sua vida à obra pia de criar um hospício para acolher doentes e necessitados que cuidavam com desvelo, encarregando-se ele dos homens e ela das mulheres.
.
Pensamento do dia:
"Vive mal quem só vive para si".
(Alfred de Musset)
.
Comentário:
Porque é nos outros que a imagem de nós se projecta e neles se reflecte a nossa verdadeira natureza, é no conceito em que os outros nos têm que se pode medir o nosso real valor como pessoas.
Porque dos que apenas vivem para si mesmos não podemos, na verdade, dizer que vivem. Sobrevivem apenas porque, desprezando no seu egoísmo o bem estar dos outros, a alegria e a felicidade dos que o rodeiam, deixam de si a mais negativa das imagens.
Ninguém é completamente feliz ignorando os outros. Os que são indiferentes a tudo o que compõe o mundo onde vivem tornam-se autenticas monstruosidades.
Porque os homens são por natureza seres sociais e, portanto, vivem pela convivência, pela participação, pela partilha dos bens e dos sentimentos.
Quem se fecha sobre si próprio não vive. Entrega-se a uma forma de morte antecipada. Desiste da vida, mesmo antes de morrer.

Sem comentários: