terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Do património (3)

O coreto de Campo Maior, foto obtida no blogue Entre Tejo e Odiana

Os coretos são dos elementos patrimoniais mais interessantes e mais característicos das vilas e cidades do nosso país. Muitos foram construídos no século XIX e até ao fim da primeira metade do século XX. Eram, muitas vezes, concebidos e executados recorrendo ao engenho e capacidade dos artesãos locais; pressupõe-se que tal tenha acontecido com o de Campo Maior.
Esta foto constitui um contributo importante para memória futura, pois, nesta altura, está a ser objecto de uma "remodelação". Não se conhecendo o projecto de alteração, não é possível ter ideia de como irá ficar no futuro.

2 comentários:

siripipi alentejano disse...

Ainda me recordo de existir antes do acual um Coreto desmontável feito de madeira. Segundo se consta a Câmara pretende construir instalações sanitárias por debaixo do coreto, não sei se este irá ser demolido e construído de novo após a implantação das referidas instalações sanitárias, espero que haja o bom sendo de mater a traça original. Ainda não há muitos anos
a nossa Banda brindava-nos durante o Verão com alguns Concertos.
Oxalá que se continuassem a fazer Concertos,pois essas actuações é que podem considerar-se como uma tradição.
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

Para grande tristeza minha também ouvi dizer que o que vai ser construido no local do antigo coreto vai ser algo novo (para além das casas de banhos subterraneas), não estando previsto qualquer manter qualquer semelhança com o lá se encontrava. Todas as terras têm a preocupação de manter e cuidar o seu património, mas em Campo Maior isso não acontece =( por isso temos a vila no estado em que se encontra. Sendo que as obras que foram efectuadas não se enquandram no contexto da vila, exemplos sao as fontes que foram construidas no Largo do Barata e no Terreiro. Outra coisa que quero referir é o facto de mais de metade das luzes iluminações de Natal se encontrarem fundidas mesmo ao fim de poucos dias de serem colocadas...uma autentica vergonha.