sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Direita…Esquerda…Volver...

Era o que faltava, nestes últimos posts do DeCampoMaior, entrar em grandes considerações sobre o atual momento político. O que se decidir sobre a constituição do governo terá repercussões, num momento em que já não andará por aqui quem vos escreve. Por isso falemos um pouco de História, uma área do saber à qual muitas vezes deitei mão, para ilustrar os temas aqui focados.
Este governo de aliança à esquerda que se projeta por estes dias é inédito na nossa democracia. Mesmo em 1977 aquando do segundo governo constitucional, e os socialistas necessitaram de coligações, este foi de incidência parlamentar e feito por socialistas e centristas. Mais tarde, em 1983, foi a vez de Mário Soares “meter o socialismo na gaveta”, e fazer aliança com o PSD de Pinto Balsemão.
Nestes namoros de esquerda não posso deixar de falar do célebre “engolir o sapo”. Aconteceu nas presidenciais de 1986, quando Álvaro Cunhal, para evitar males maiores e que fosse eleito um homem de direita, aconselhou os comunistas a votar em Mário Soares.

Aqui ficaram as notas históricas, e mesmo parecendo o Sousa Veloso, quando finalizava o TV Rural, “despeço-me com amizade” até ao próximo e um dos derradeiros posts.

Sem comentários: