segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O verão está a meio...

Meio mundo em férias, meio mundo nas praias. É assim o ritual, que se repete anualmente. Curiosamente, isto das férias para a classe trabalhadora, teve como grandes impulsionares alguns ditadores. A Frente Alemã para o Trabalho promoveu aquilo a que se chamou “Kraft durch Freude” (força através da alegria) para que os operários pudessem desfrutar de férias, que nunca tinham tido antes. Hitler acreditava que trabalhadores felizes eram mais produtivos.
Também entre nós, Salazar, promoveu o Instituto Nacional dos Tempos Livres (INATEL), sendo criado a primeira colónia de férias, na Costa da Caparica.
Desde então os hábitos pouco mudaram, os portugueses vão de férias, maioritariamente no verão, apesar de começar a haver quem distribua o descanso ao longo do ano. O fecho das escolas condiciona a escolha do período. Não ter quem guarde os filhos “obriga” ao mês de Agosto, preferencialmente.
O que mudou é aquilo a que os psicólogos chamaram Síndrome Pós Férias. Antes, os trabalhadores estavam o mês de férias na caravana, e no dia seguinte iam trabalhar como se nada. Agora, quando se volta ao trabalho, os psicólogos encontraram, depressões, tristeza e diarreia, entre outras maleitas.

Para finalizar, falo de outros rituais de verão. Ainda não ouvi nada que considerasse a música do verão, mas parece que a roupa, é o macacão, que soube agora chamar-se “jumpsuit”. O verão está a meio, desfrutem-no…

Sem comentários: