quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Emprenhar pelos ouvidos

Nestes dias que antecedem as Festas, em que cresce, a todo o momento, o entusiasmo e uma certa ansiedade, tenho procurado centrar-me em escrever sobre Campo Maior apenas. Hoje já soaram as primeiras músicas pelo sistema de som, que vai ecoar por toda a vila durante o evento. Exalta-se a Campomaioralidade e, até alguém me falava, hoje, das expressões da nossa terra. De entre estas sempre gostei da “Emprenhar pelos ouvidos”. Pus-me à procura da origem da expressão, e parece que não é muito nossa, apesar de ter encontrado, entre nós, muito quem a use. A origem é evangélica, é referido no Evangelho apócrifo de Mateus que a Virgem, quando escutava a Anunciação, o verbo divino, terá penetrado pelo ouvido. Aqui fica a origem mais provável, agora que cada um a utilize da forma mais evangélica que conseguir.

E para fechar, diziam-me hoje também, que depois das festas estávamos a meio do mandato camarário. Por coincidência, ou talvez não, surgiu, nas redes sociais, uma bela troca de piropos, entre o antigo presidente da junta de Degolados e o atual. Dois textos densos, pesados, acusatórios, onde nem sempre o verbo foi bem tratado e a palavra surgiu mais em força do que em jeito. Parece que a segunda metade do mandato será mais emocionante para comentar, pena o DeCampoMaior terminar antes. Mas até lá, desfrutem do ambiente das Festas e não emprenhem pelos ouvidos.

Sem comentários: