quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Nutzen ihre Phantasie

Quando durante, a segunda guerra mundial havia a, natural limitação, de entrada de produtos na Alemanha, um dos setores afetados foi o do fabrico de refrigerantes, visto dependerem de ingredientes como concentrados e outros. Com estas vicissitudes, Max Keith, o chefe de operações da Coca Cola alemã, para não ter que fechar a fábrica, autorizou o desenvolvimento de um novo produto que viria a ser comercializado, naqueles anos de guerra, apenas na Alemanha. Para dar nome ao novo produto, Max Keith, pediu aos funcionários da fábrica “nutzen ihre Phantasie” (usem a imaginação) e um dos vendedores deixou escapar a palavra Fanta. 
Contei esta história para ilustrar o segundo post que dedico às Festas após férias.O tema merece, visto ter grande impacto no nosso quotidiano. As Festas são um evento que envolve muito trabalho e muitas despesas. Não é de estranhar que se tente fazer as contas se Campo Maior ganha ou perde. Desde logo, o número de pessoas empregadas, torna as Festas, sazonalmente, como um dos principais empregadores da vila, se descontarmos a indústria do café, a borracha e a própria câmara.
No entanto, hoje, preferia destacar alguns benefícios que não são facilmente contabilizáveis. É de salutar como os nossos seniores enchem os seus dias com entusiasmo e distração. E depois é todo o “acertar do relógio” pelas Festas: pinta-se a casa, faz-se a “caiança”, fazem-se obras, limpam-se ruas e pátios. As Festas marcam a Hora e a vila fica mais bonita.
Tal como Max Keith, é preciso encontrar benefícios em momentos de muito trabalho e adversidade. Depois é só usar a Phantasie para fazer flores!

Sem comentários: