segunda-feira, 1 de junho de 2015

Monocarril

Em poucos dias o DeCampoMaior faz duas referências aos Simpsons, e penso que ao longo dos quase 1000 posts devem ter sido feitas mais três ou quatro. Mas o que posso dizer? Começo a pensar que ver os Simpsons deveria ser uma cadeira obrigatória no nosso sistema de ensino. Deveria haver uma Introdução ao Simpsonismo ou uma Análise Simpsoniana, pois leio reportagens que, se tivessem sido vistos alguns episódios, não dariam más notícias.
A reportagem em questão é uma, publicada no Expresso, onde se dá conta do fecho de uma linha de monocarril em Oeiras, inaugurada por Isaltino Morais. Este aparelho, que no dia da inauguração, teria sido apelidado de “um meio de transporte inédito a nível mundial” foi agora encerrado por falta de utentes, onze anos e 40 milhões de euros de prejuízo depois. Segundo o atual presidente, o projeto fracassou porque deveriam ter sido feitas outras estações para integrar com a rede de transportes do concelho, em vez de ter sido inaugurado, à pressa, apenas um ramal que não teria, só por si, grande utilidade. Um exemplo de mais um projeto que nos gastou milhões para benefício de uns poucos.
Ora, e aqui vêm os Simpsons, também em Springfield, o Mayor Quimby, o corrupto presidente da câmara, propos a construção de um monocarril que percorresse toda a cidade. O projeto resultou num enorme fracasso com o construtor a arrecadar milhões.

Em Springfield quem acaba por espatifar o monocarril é o próprio Homer Simpson, armado em maquinista. Felizmente o monocarril de Oeiras era não tripulado, assim só se espatifaram mesmo os 40 milhões de euros.

Sem comentários: