sexta-feira, 12 de junho de 2015

Ele até sabe o que é o mastoideu

Dia de Portugal, feriado abafado e trovoento, com chuva fria em terra quente. A televisão pública passa a Canção de Lisboa. Quase que me pareceu saudosista este ato. O cinema português destes anos lembra muito o Estado Novo e o discurso do presidente da república invoca o melhor da raça lusitana para superar a crise.
Nesta Canção de Lisboa, após demorada discussão entre o júri, António Silva escolhe a própria filha (Beatriz Costa) para Rainha das Costureiras da Academia. Há algo de mais Lusitano que o favorecimento de familiares e amigos? É este o nosso Fado. E como diz o Vasco Santana, também no mesmo filme: “O Fado é o veneno da Raça”.
Com estas cogitações recebo o resultado do estudo sobre os melhores concelhos para viver. Quedámo-nos pela posição 215 segundo a Bloom Consulting, que elabora o Portugal City Branding Ranking. Não sei quais os critérios mas penso que a classificação não faz justiça a Campo Maior. Perde-se um lugar em relação ao ano passado na classificação regional e ficamo-nos a muita distância, da aqui tão perto, Elvas (posição 87). Vive-se melhor em Vila Viçosa (147) e Marvão (171) do que em Campo Maior, segundo estes dados. Como digo, não me parece, a classificação muito justa mas, será este o nosso Fado. Morra o Fado então…
E já agora, se encontraram em cima alguma metáfora para alguma situação conhecida, estão aptos para responder a esta pergunta: qual era o principal músculo latero-flexor do pescoço? É o Esternocleidomastoideo!

Sem comentários: