quarta-feira, 13 de maio de 2015

Olha o Acordo!

A partir de hoje acabou aquela frase “fulano escreve de acordo com a antiga ortografia”. O Acordo Ortográfico é obrigatório, mesmo com processos em tribunal para suspender a sua aplicação, a partir de hoje. Acabou a moratória de seis anos, de um acordo tão polémico. Para quem ainda faz confusão com as palavras aqui fica a sugestão: pensem na palavra como se fosse a ficar mal escrita de acordo com aquilo que sabem e aprenderam desde sempre. Dessa forma fica bem escrita com o novo acordo.
Não se preocupem com um ou outro erro, o próprio Ministério da Educação no seu comunicado sobre as provas de avaliação de professores também “peca”. Diz o comunicado que o “Ministério da Educação e Ciência tomou uma série de medidas no sentido de garantir que sejam os candidatos melhor preparados a ensinar os nossos alunos". Ora o erro está no “melhor preparados”. Na verdade, a expressão correta é “mais bem”, "melhor" é comparativo de bom; "mais bem" é comparativo de bem. O lógico, portanto, será dizermos "mais bem preparado", comparativo de "bem preparado"
Quanto aos resultados das provas de professores propriamente ditos, mais de 60% dos candidatos a dar aulas que realizaram as provas específicas de Português e de Física e Química para o 3.º ciclo e ensino secundário tiveram menos de 50% e chumbaram. Todos os que reprovaram na componente específica da PACC estão impedidos de concorrer no concurso para o próximo ano letivo.

E escolheram logo hoje dia, 13 de maio, para nos obrigar a escrever bem? Valha-nos Nossa Senhora!

Sem comentários: