segunda-feira, 2 de março de 2015

Fobias

As fobias são criadas e desenvolvidas, muitas vezes, por pequenas coisas pelas quais passámos nas nossas vivências ou por medos que foram alimentados e não eliminados.
No filme Psycho, de Hitchcock, um assassino escolhia as suas vítimas despertado pelo momento em que elas utilizavam o duche. Quando o filme Psycho saiu à luz dos olhos dos espetadores houve quem desenvolvesse fobia a tomar duche.
Esta semana li que o Conselho Nacional de Educação defendeu o fim das retenções ou seja dos chumbos. Em alternativa os jovens com mais dificuldades seriam colocados em turmas mais pequenas, com mais professores, currículos adaptados e mais apoios.
Não sei se este modelo seria melhor, mas sei que já houve tempos em que não se chumbava e alterou-se o modelo. O chumbo é visto como um ato de exigência e rigor mas parece que também é suscetível de fobia por parte de quem manda nisto da educação. Também li que se poupariam qualquer coisa como 600 milhões de euros sem chumbos.

Certa vez Hitchcock foi confrontado com alguém que o culpava da sua filha não querer mais entrar no duche. Hitchcock com o seu ar bonacheirão e ironia desconcertante respondeu: se não quer entrar no duche lave-a a seco!

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde,

Chamo-me José Antunes Pina sou de campo maior e vivo na suiça.
Gostava de felicitar o campomaiornews e o decampomaior por poder acompanhar a vida da minha terra mesmo estando longe.

abraço e continuação de bom trabalho