segunda-feira, 23 de março de 2015

Diz que há uma lista VIP

Foram divulgadas gravações de um dirigente do Fisco a referir a existência de uma lista de contribuintes VIP aos dados dos quais teriam acesso um grupo restrito de funcionários. Ora isto é ilegal e viola o princípio da igualdade de todos os contribuintes perante a lei. As demissões já aconteceram.
Mas listas há de todo o tipo. A propósito deste tema também fiquei a saber que os bancos guardam uma lista de clientes politicamente expostos. Isto é, quem for uma Pessoa Exposta Politicamente, terá os seus movimentos bancários olhados com uma atenção redobrada. E não se pense que estamos a falar de políticos apenas do governo, presidentes de câmara e presidentes de junta de freguesia também têm este estatuto, também estão na lista. Aqui a discriminação seria chamada de positiva na elaboração da lista.

Mas listas há de todo o tipo, disse eu antes, e as maiores listas talvez sejam aquelas que nós, sujeitos anónimos e singulares, fazemos nas nossas cabeças. Listas de pessoas importantes, listas de pessoas que não gostamos, listas de pessoas que interessam e outras mais. Muitas vezes, com critérios muito superficiais, as listas são elaboradas e discriminam ora positiva ora negativamente mas condicionam em muito o nosso comportamento e o dos outros. Talvez devamos fazer um esforço para não criar tantas listas ou pelo menos para reavaliar os critérios…

Sem comentários: