sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Nós, o Povo…

Começa assim a redação da Constituição dos Estados Unidos da América saída da Convenção da Pensilvânia em 1787. A primeira frase pretendia ser a afirmação que aquele documento seria uma declaração de todo o povo americano, que tomava nas suas mãos as rédeas do seu destino…
O Povo, essa ideia abstrata, de um conjunto de indivíduos que partilham um espaço ou nação, viria a ser protagonista também na Revolução Francesa, curiosamente inspirada na Revolução Americana que levaria à independência dos Estados Unidos. O povo seria aqui o Terceiro Estado, depois da nobreza e clero, e agrupava pequenos comerciantes burgueses, artesão e camponeses. Foi a grande massa de revoltosos.

Por cá, a frase onde oiço mais a palavra Povo é a eterna: “As Festas são quando o Povo quer!”. Esta quinta feira foi a apresentação formal da edição das Festas de 2015. Na prática, as Festas nascem de uma ideia de data e depois é preciso ir semeando essa ideia entre o restante Povo. Conquistando uma rua aqui, outra acolá, e este ano espero que haja um esforço em alargar a Festa também a boa parte da vila nova, pois só assim se semeará a ideia de Festas no Povo do amanhã. Esta quinta-feira foi a decisão…Ah e Nós, o Povo…quer Festas em 2015…

1 comentário:

Jack The Ripper disse...


Caro Anónimo,

Não me importo de publicar mas antes mande cópia do BI autenticada em notário. Assim publicarei o seu comentário. Vamos lá homem valente...