quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

A Conquista do Oeste

Neste caso Este. Lá pela década de 1830 os Estados Unidos começaram a explorar os territórios a Oeste. Terras ricas em Ouro e outros recursos naturais que seriam roubadas aos nativos americanos como as tribos de Sioux e Apaches. Neste processo teve papel fundamental  o tráfego ferroviário.
Esta pequena nota histórica, que mais que histórica parece um filme do John Ford serve para ilustrar uma notícia que li hoje na edição digital do Expresso.

A Comissão Europeia aprovou uma comparticipação de 136 milhões para a linha ferroviária de transporte de mercadorias entre o porto de Sines e a fronteira em Elvasum projeto com investimento total de 267 milhões. Em causa está a construção da segunda fase da variante de Alcácer do Sal e a modernização da linha que liga Bombel e Vidigal a Évora. Este investimento - no valor total de 267 milhões de euros - é fundamental para reforçar a competitividade do porto de Sines, articulando-o com a rede de plataformas logísticas (sobretudo Poceirão e Elvas), com os portos de Setúbal e Lisboa e com a ligaçãoLisboa-Madrid.
É óbvio que nós não estamos num território inexplorado e que estas notícias nem sempre se concretizam ou conseguem os objetivos a que se propõem. No entanto, deixem-me ser positivo neste dia de 2015 e pensar que novas oportunidades se poderão abrir a todo o interior alentejano. 

Sem comentários: