quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

É sexy, porra!

Yanis Varoufakis, que nas próximas linhas, para não estar sempre a ver se o nome está bem escrito e por economia de espaço, tratarei por Varoufas, é o ministro grego das finanças. Causou impacto a sua entrada na cena política, causou impacto o seu estilo informal e a forma como levou um coro de mulheres a acharem atraente um homem desta arte tão difícil que são as finanças logo da Grécia. A deputada socialista, Isabel Moreira, chegou mesmo a dizer no facebook. “O ministro das Finanças grego é sexy, porra!”.
Para além destas considerações, Varoufas, andou pela Europa a explicar que afinal o discurso pré eleitoral do Syrisa deveria ser moderado e que a Grécia tem as suas obrigações. No entanto, apresenta algumas propostas diferentes à Europa. Em vez  de a dívida grega pagar uma taxa de cupão fixa  pagaria uma remuneração indexada à taxa de crescimento do PIB grego. Também propõe que a dívida passe a não ter maturidade ou seja passe a ser dívida perpétua. Juntando as duas propostas, a dívida grega ficaria como um título de quase capital ou seja como uma ação. Isto é, se só se é remunerado se houver crescimento os detentores de dívida passariam a ser acionistas da Grécia.

Isto sim é engenharia financeira. Confesso que não esperava isto vindo de um Marxista mas é sexy, sim senhor…agora falo da proposta…afinal quem disse que as Finanças não são sexys?

Sem comentários: